Notícias

Lula lidera sobre Bolsonaro na disputa presidencial de 2022

25 Jul 2022 - 15h00 | Atulizado em 25 Jul 2022 - 15h00
Lula lidera sobre Bolsonaro na disputa presidencial de 2022

O Instituto FSB Pesquisa divulgou um novo levantamento com as intenções de voto para a eleição presidencial, nesta segunda-feira (25). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu três pontos nas últimas duas semanas e conquistou vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

De acordo com a pesquisa encomendada pelo BTG Pactual, Lula lidera com 44% das intenções de voto no primeiro turno. Inclusive, foi o único canditato a se movimentar fora da margem de erro, que é de dois pontos percentuais. Enquanto isso, Bolsonaro manteve certa estabilidade, com 31% das intenções de voto. Comparado há duas semanas, o atual presidente sofreu oscilação de um ponto para baixo.

Na pesquisa anterior, divulgada em 11 de julho, a distância entre os candidatos era de nove pontos percentuais e, agora, com o avanço de Lula, passa para treze pontos.


Presidente e canditado à reeleição Jair Bolsonaro. (Foto: Reprodução/Instagram)


O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) está terceiro lugar, com 9% das intenções de voto. A senadora Simone Tebet (MDB) teve queda de dois pontos para baixo, de 4% para 2%. E o deputado federal André Janones (Avante) também teve uma oscilação, de 3% para 2%. Já o empresário Pablo Marçal (Pros), permaneceu estável, com 1%.

O cientista político Luiz Felipe D'Avila (Novo), o ex-deputado José Maria Eymael (DC), a sindicalista Vera Lucia (PSTU), a professora Sofia Manzano (PCB), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (UP) não alcançaram mais que 1% das intenções de voto.

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores por telefone entre 22 e 24 de julho. Desses entrevistados, 5% optaram por nenhuma das opções e 2% pelo voto nulo ou branco, enquanto outros 3% não souberam responder. O índice de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento custou R$ 128.957,83 e foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

 

Foto destaque: Luiz Inácio Lula da Silva. Reprodução/Instagram.

Mais Lidas