Notícias

Lula não se mudará para a Granja do Torto antes da posse

22 Dez 2022 - 14h00 | Atulizado em 22 Dez 2022 - 14h00
Lula não se mudará para a Granja do Torto antes da posse

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidiu não irá se mudar para a Granja do Torto antes da posse, que será no dia 1º de janeiro. A residência passará por alguns reformas necessárias antes da mudança, de acordo com dois assessores próximos.

A Granja do Torto é uma das moradias oficiais do presidente. Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, visitaram a residência na última terça-feira (20). O ministro da Economia, Paulo Guedes, estava morando no local desde a pandemia, quando foi cedida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), até a semana passada. Essa é a primeira vez nas transições de governo dos últimos anos em que a Granja do Torto não foi cedida já nos primeiros dias do processo de transição. 


Comboio de Lula deixando a Granja do Torto (Foto: Reprodução/G1/Guilherme Mazui)


O presidente eleito deve ficar no hotel até uma das residências oficiais estar pronta para o receber. Existia uma expectativa de Lula poder ir à Granja nos próximos dias, principalmente por questões de segurança, segundo os assessores dele, mas, após uma vistoria, essa ida foi adiada temporariamente. 

O Palácio da Alvorada será desocupado por Bolsonaro até o dia 1º de janeiro, quando ele deixar a presidência, perdendo o direito de permanecer no imóvel. O local precisará passar por uma avaliação antes de Lula se mudar para lá, de acordo com os assessores do presidente eleito.

Caso o atual presidente permaneça no Palácio da Alvorada até depois do dia da posse, ele será considerado um ocupante ilegal, podendo ser retirado pela policia, que estaria cumprindo uma ordem judicial. 

Um caminhão de mudança esteve na Alvorada na tarde do dia 15 de deste mês, permanecendo no local por uma hora e 20 minutos. No sábado (17), outro caminhão foi visto na porta da residência. Além disso, o Palácio do Planalto está passando por reformas e uma limpeza, sendo preparado para a chegada do presidente eleito.

Nos mandatos anteriores de Lula, o presidente eleito passou longos períodos, principalmente durante a reforma do Palácio da Alvorada, morando na Granja do Torto, preferindo a residência à Alvorada. 

 

Foto destaque: Granja do Torto, em Brasília. Reprodução/CNN Brasil.