Notícias

Lula se encontra com primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak

05 Mai 2023 - 21h12 | Atulizado em 05 Mai 2023 - 21h12
Lula se encontra com primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak

Nesta sexta-feira (5), ocorreu um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, por volta das 16h no horário local do escritório do político inglês. Esse foi o primeiro evento da agenda do governo brasileiro antes da coroação do Rei Charles III. Durante a reunião, Sunak comunicou o investimento do país no Fundo Amazônia, que financia projetos de restauração na maior floresta tropical do mundo.

Ao mencionar a participação do Reino Unido no Fundo Amazônia, o primeiro-ministro britânico afirmou que essa decisão representa uma aprovação e reconhecimento do trabalho e liderança de Lula em relação à preservação ambiental. Lula disse que “O Brasil está em todos os foros internacionais e assumimos o compromisso de zerar o desmatamento até 2030”, além de reafirmar que “os países ricos precisam cumprir os compromissos definidos nas COPs e os países com grandes florestas precisam receber apoio” para preservar ainda mais o meio ambiente.


Presidente Lula em Tweet. (Reprodução: Twitter)


Além das questões ambientais, os líderes discutiram sobre comércio bilateral e cooperação tecnológica. Rishi Sunak agradeceu ao presidente Lula em tweet oficial e disse que ´´O presidente @LulaOficial demonstrou grande liderança em mudanças climáticas. Estou satisfeito por o Reino Unido contribuir com £ 80 milhões para o Fundo Amazônia – para que possamos ajudar a deter o desmatamento e proteger a biodiversidade" postou Rishi Sunak.


Rishi Sunak via Tweet (Reprodução Twitter)


Vale ressaltar que a viagem de do presidente brasileiro para o Reino Unido tem como objetivo a participação na cerimônia de coroação do Rei Charles III, prevista para ocorrer no sábado (6). A agenda de hoje inclui ainda a presença de Lula em uma recepção organizada pela família real britânica no Palácio de Buckingham, residência oficial do monarca, destinada às delegações internacionais que chegaram a Londres para o evento que coroará no novo monarca. 

Foto destaque: Lula e oprimeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunake. Reprodução/ Agência Brasil- Foto: Ricardo Stuckert/PR