Notícias

Mãe de crianças que foram resgatadas em selva da Colômbia, ficou viva por quatro dias

12 Jun 2023 - 19h27 | Atulizado em 12 Jun 2023 - 19h27
Mãe de crianças que foram resgatadas em selva da Colômbia, ficou viva por quatro dias

A busca pelas quatro crianças que estavam desaparecidas na floresta amazônica da Colômbia terminou na última sexta-feira (12), quando foram encontrados após a mobilização de uma busca conjunta entre as forças armadas, indígenas e voluntários.

O pai das crianças, Manuel Miller Ranoque, falou neste domingo com a imprensa, ao conversar com sua filha mais velha Lesly Mucutuy, de 13 anos, ele informou a imprensa da Colômbia, que a mãe das crianças ficou viva durante quatro dias após a queda do avião. Na aeronave estava ela, quatro crianças, o piloto e mais um adulto.


Forças Militares, indígenas e voluntários encontram crianças após 40 dias de buscas (Reprodução/Instagram/@fuerzasmilcol)


Ranoque transmitiu que conseguiu obter essa informação de sua filha mais velha, de que a mãe ficou viva durante quatro dias e que teria pedido as crianças para irem embora, ele não conseguiu conversar muito com os filhos devido a situação clínca deles, visto que, passaram um bom tempo se alimentando mal e sem dormir direito.

O avião decolou do aeroporto Araracuara e tinha como destino San José del Guaviareno no dia 1⁰ de maio. A bordo da aeronave estavam quatro crianças, a mais velha de 13 anos, Lesly Mucutuy, Soleine, de nove, Tien, de quatro anos, e Cristin, que completou um ano quando ainda estava desaparecida. No avião ainda estavam a mãe das crianças, Magdalena Mucutuy, o piloto Hernando Múrcia Morales, e o ativista indígena Hermán Mendoza Hernandez.

Um dos responsáveis pelas investigações, o diretor da autoridade Aeronáutica Civil da Colômbia, Sergio París Mendoza, declarou ao Fantástico os detalhes do acidente. Lesly a mais velha teve que retirar a bebê, Cristin, de um ano, que estava entre o corpo do piloto e da mãe, isso pois o assento onde a mãe das crianças estavam se desprendeu e caiu em direção a cabine da aeronave.

Após 15 dias de busca selva adentro, o avião foi encontrado e o corpo de três pessoas, os adultos que estavam a bordo. As crianças continuaram desaparecidas, os militares seguiram com as buscas, após 40 dias, elas foram encontradas e encaminhadas para o hospital devido ao estado de desidratação e desnutrição. 

Segundo o líder das buscas, o general Pedro Sanchez, eles se mantiveram apenas com três quilos de farinha que estava no avião e frutos silvestres encontradas na floresta além da água. As buscas só deram certo pois houve uma grande mobilização e as crianças estavam fracas para continuar caminhando, foi a partir daí que a busca deu resultado.

Foto Destaque: avião que transportava quatro crianças e três adultos que caiu na floresta amazônica colombiana. Reprodução/Forças Armadas da Colômbia via AP/G1.