Notícias

Maksoud Plaza, referência na hotelaria, encerra suas atividades após 42 anos

08 Dez 2021 - 11h00 | Atulizado em 08 Dez 2021 - 11h00
Maksoud Plaza, referência na hotelaria, encerra suas atividades após 42 anos

O hotel de luxo Maksoud Plaza, localizado na Avenida Paulista, encerrou suas atividades nesta terça-feira (7) após 42 anos. De acordo com a nota oficial divulgada pela administradora HM Hotéis e pela controladora Hidroservice Engenharia, a razão do fechamento foi a crise ocasionada pela pandemia da Covid-19 e o plano de reestruturação do Grupo Hidroservice. Os últimos hóspedes deixaram a unidade ao meio-dia desta segunda-feira (6).

O Maksoud Plaza, fundado pelo empresário Henry Maksoud, foi o primeiro ‘5 estrelas’ de São Paulo. Ganhou fama por hospedar astros como Frank Sinatra, que se apresentou no Salão Nobre do hotel em 1981, além de outros hóspedes ilustres, como Ray Charles, Pedro Almodóvar, Catherine Deneuve, os príncipes Albert e Rainier, de Mônaco, a primeira-ministra da Grã-Bretanha Margareth Thatcher e a banda Rolling Stones.

"Estou triste, por um lado, porque é o hotel ao qual dediquei minha vida e comecei aos 15 anos de idade como ajudante de cozinha. Mas animado, por outro lado, porque vamos continuar a história do Maksoud em outros locais, outros empreendimentos hoteleiros e imobiliários", disse o presidente-executivo do hotel, Henry Maksoud Neto, à Folha.


Foi o primeiro edifício a ter atrium lobby e elevadores panorâmicos no país. (Foto:Reprodução/Facebook HM Hotéis)


O fim das atividades encerra uma disputa entre a atual administração e os irmãos Simões, que arremataram o terreno e, consequentemente, o prédio por 70 milhões de reais em leilão realizado dez anos atrás pela Justiça do Trabalho para pagamento de R$ 13 milhões em dívidas trabalhistas. 

A administração do Maksoud ainda conseguiu retomar o controle do estabelecimento após decisão da Justiça, mas agora, as partes entraram em acordo e decidiram encerrar o processo. Com isso, as atividades do hotel chegam ao fim.

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Mapa-de-endividamento-de-brasileiros-bate-recorde-e-chega-a-75

https://inmagazine.ig.com.br/post/Procuradores-alegam-que-Augusto-Heleno-estaria-abrindo-caminho-para-exploracao-de-area-indigena

https://inmagazine.ig.com.br/post/Procon-aplica-multa-milionaria-em-Facebook-por-pane-ocorrida-em-outubro

 

Ainda segundo a nota, a HM Hotéis informou que reembolsará valores pagos por reservas para períodos futuros. E também comunicou que continuará usando a marca Maksoud Plaza e anunciará novidades sobre projetos futuros em breve.

Foto Destaque: Fachada do primeiro 5 estrelas de SP. Reprodução/Poder360