Beleza

Manteiga de karité: confira os benefícios desse poderoso ativo

10 Mai 2022 - 17h40 | Atulizado em 10 Mai 2022 - 17h40
Manteiga de karité: confira os benefícios desse poderoso ativo

Se você é fã de produtos para hidratação com certeza já observou a presença da manteiga de karité na composição dos cosméticos. Sendo um dos ativos mais tradicionais e queridinho dos dermocosméticos, a manteiga de karité pode ser utilizada não só na pele, como também nos cabelos. Mas, você sabe o que é e quais os benefícios desse ingrediente? Confira tudo sobre um dos maiores aliados para quem deseja ter peles e cabelos perfeitamente hidratados.



Manteiga de karité. (Reprodução: Foto/Pixabay).


O que é manteiga karité?

O ori ou limo da costa, popularmente conhecido como manteiga karité, é um tipo de gordura vegetal extraída de uma árvore de origem exclusivamente africana, chamada Carité. Esse ingrediente natural tem sido bastante explorado pela indústria cosmética, principalmente pela sua consistência densa e supernutritiva.

Quais são seus benefícios?

Se engana quem acredita que a manteiga de karité tem apenas a hidratação profunda como benefício. Essa gordura vegetal é rica em vitaminas A, D e E, ômega 3, ômega 6, ácido cinâmico, além de possuir ações antioxidantes e anti-inflamatória. Pensa que acabou? A manteiga karité também auxilia na prevenção de estrias, regeneração da pele, em tratamentos de queimaduras solares e no combate ao envelhecimento da pele causado pelos efeitos do sol. É ou não é uma perfeição natural?

Seus benefícios capilares incluem hidratação e maciez dos fios, além de flexibilidade e um brilho de dar inveja a qualquer purpurina por aí.

Como incluir o ativo na rotina de beleza?

Como podemos perceber, a manteiga de karité é um ingrediente extremamente versátil, por isso pode ser encontrado em diversos cosméticos, que vão desde hidratantes labiais à creme para os pés. É possível utilizá-la como filtro solar natural, devido a sua ação contra aos raios UVA e UVB, além de ter poder curativo excelente para tratar problemas no couro cabelo, como irritações e descamações. Você também pode comprar o ingrediente puro, in natura, para incluir em misturinhas para cabelos ou pele.

 

 

Foto destaque: Manteiga de karité. Reprodução/Pixabay.