Em outubro, o ator Brad Pitt lançou uma inédita coleção de skincare. Sua marca, a Le Domaine, oferece uma cartilha restrita e exclusiva de produtos. No entanto, a alta de lançamentos de marcas patrocinadas por celebridades tem gerado discussões no mercado dos produtos que cuidam da pele.
As outras marcas, que não possuem famosos como parte de sua propaganda, alegam que a concorrência tem se tornado desigual. Afinal, “Não somos celebridades, somos cientistas” alega a Deciem, marca de cosméticos criada em 2020. Em outubro, logo após o lançamento de Brad Pitt, a marca postou em suas redes sociais dizendo que: “Durante anos, nós trabalhamos arduamente para começar a mudar as percepções sobre a indústria do skincare - de um lugar de desconfiança e delicadeza, para um espaço que é incapaz de prometer o que não pode entregar”.
Post da Decime criticando as marcas de famosos (Foto: Reprodução/Instagram)
A Deciem ainda enfatiza que ao se colocar o nome de peso e valores exorbitantes, os consumidores compram pelo status que o produto lhes dará. Não se importando com as formulações, os benefícios para a pele, e os fatores mais básicos que realmente importam na hora de escolher seus produtos de skincare. No lançamento da Le Domaine, a marca seria uma parceria com produtores de vinho. E para a produção dos cosméticos, seriam utilizados os restos de vinhos, tendo um aval ecológico, não só na composição, mas também nas embalagens sustentáveis.
Mas essas promessas de produções alternativas e sustentáveis são uma das preocupações das concorrências injustas. A cientista, engenheira e fundadora da Codex, uma empresa de skincare baseada em biociência, Barbara Paldus diz: “A indústria ainda tem grande influência de promessas exageradas e infundadas. Muitas empresas usam o poder das estrelas para vender produtos caros cujo desempenho não é comprovado”. E assim, o abismo entre a confiabilidade comprovada e o status em se possui o produto de seu ator favorito, cresce cada vez mais.
Foto Destaque: Brad Pitt junto do kit de sua marca. Reprodução/Instagram