Música

Marília Mendonça, rainha da "sofrência", completaria 28 anos; relembre a trajetória

22 Jul 2023 - 09h55 | Atulizado em 22 Jul 2023 - 09h55
Marília Mendonça, rainha da

A cantora e compositora Marília Mendonça, nascida em Cristianópolis, Goiás, em 22 de julho de 1995, completaria hoje 28 anos. Em homenagem à sua trajetória, a equipe da cantora compartilhou um vídeo em seu Instagram, e essa matéria contém alguns de seus feitos dentro da indústria musical:


 


Primeiros passos

Desde criança, mostrou seu talento cantando na igreja e no bar de sua mãe, Ruth, e aos 12 anos, começou a compor, aprimorando suas habilidades no violão com o apoio financeiro do avô. Sua primeira música, intitulada "Minha herança", em parceria com Frederico, integrante da dupla sertaneja com João Neto.

Carreira

Sua trajetória como compositora decolou, escrevendo para artistas renomados como Gusttavo Lima, Lucas Lucco, Jorge & Mateus, Henrique & Juliano. Em 2014, lançou seu primeiro EP, mas foi com o álbum "Marília Mendonça: Ao Vivo", lançado em 2016, que conquistou o país com a música "Infiel", sendo consagrada pelos fãs como a "Rainha da Sofrência".

Ao longo de sua carreira, Marília se destacou no feminejo, subgênero da música sertaneja cantado apenas por mulheres, abordando temas de amor e dor que conquistaram milhões de fãs em todo o Brasil. Seus álbuns solo, como "Realidade" e "Todos os cantos", foram sucessos. A turnê de "Todos os cantos" contou com shows surpresa e gratuitos, nas capitais do país, aos fãs e também incluía shows internacionais, Estados Unidos e países da Europa, como Portugal, Inglaterra e Holanda. Assim como suas parcerias com Maiara e Maraisa em projetos como "Agora É Que São Elas" e "Patroas".

Durante sua carreira, conquistou inúmeros recordes, tornando-se a cantora mais seguida do Brasil no Spotify e fazendo parte dos 500 artistas mais seguidos mundialmente. Seu álbum "Todos os cantos" também alcançou grande destaque e sucesso ao ficar no Top 200 do Spotify. Destacando-se ainda mais, a canção "Todo mundo vai sofrer", liderou o ranking Top 50 Brasil por 85 dias consecutivos, consolidando-se como um dos maiores sucessos da cantora. 

Outros feitos foram em 2017, que ela foi indicada ao prêmio de melhor álbum de música sertaneja no Grammy Latino. Em 2019, alcançou a vitória com o prêmio de melhor álbum de música sertaneja no Grammy Latino pelo disco "Todos os cantos". Em 2020, recebeu mais uma indicação na mesma categoria com o álbum "Patroas".

 

Acidente e morte

Infelizmente, sua carreira foi interrompida prematuramente quando, aos 26 anos, Marília Mendonça faleceu em um acidente aéreo, em 5 de novembro de 2021, causando imensa comoção no país. No entanto, seu legado como uma das maiores representantes do sertanejo moderno permanece vivo.

 

Foto destaque: Marília Mendonça. Reprodução/Twitter @MariliaMReal