Beleza

Máscara de hidratação: Veja como escolher a ideal para seu cabelo

12 Dez 2022 - 21h15 | Atulizado em 12 Dez 2022 - 21h15
Máscara de hidratação: Veja como escolher a ideal para seu cabelo

O verão chegou e a era das hidratações também. Fato é que durante essa estação, com a ida às piscinas e praias, os cabelos tendem a ressecar ao ter contato com a água e suas substâncias. Para a salvação das madeixas, as máscaras para cabelo são uma solução para a rotina de cuidados.

A verdade é que elas repõem a hidratação, lipídios, ceramidas e aminoácidos que contém no cabelo, assim trazendo fios mais saudáveis e menos quebradiços. No entanto, existe a necessidade de utilizá-las de forma correta, pois caso contrário, podem trazer um efeito contrário. Para ter uma rotina de cuidados eficaz, é necessário trabalhar alguns pontos. São eles: 

Cronograma Capilar 

Montado de acordo com a necessidade do cabelo, o cronograma é feito para recuperar a saúde das madeixas, conforme o seu grau de danificação. Caso ele apresente sinais de frisado, áspero e poroso, a nutrição e hidratação são os pontos de recuperação dele. 

Agora, se ele estiver elástico, quebradiço ou corte químico, efeitos pós excesso de química, é preciso uma máscara de reconstrução, com aplicação em duas vezes na semana, intercalando com a nutrição e reconstrução, além de evitar os pontos de calor como secador e chapinha. 

Tenha uma variedade de máscaras

Para a saúde dos fios ser constante, o ideal é ter mais do que uma máscara de hidratação em casa, para ir alternando os processos de reconstrução e nutrição. Além de, se possível, a cada 15 dias, ir no salão para dar continuidade no tratamento com produtos profissionais. 

O momento de aplicação 

A aplicação é sempre uma dificuldade quando feito em casa, mas o recomendado é usar a máscara após lavar o cabelo, tirando bem a umidade dos fios. Nesse momento, o foco é no comprimento, pois uma vez aplicado na raiz, ficará oleoso. 

Com a hidratação nos cabelos, coloque uma touca e deixe reagir de 15 a 20 minutos. Após esse tempo, retire o excesso do produto na água corrente, e aplique o condicionador para finalizar. 

Seguindo essa ordem, você garante que a máscara penetre profundamente nos fios, após a cutículas estarem abertas, com o efeito do xampu, e a selagem com a adição do condicionador na finalização. Confira alguns modelos de máscaras para cabelo:

Máscara Morte Súbita, Lola Cosmetics

Máscara de hidratação Morte Súbita da Lola Cosmetics (Foto:Reprodução/ Pinterest)


Máscara Reconstrutora Fusion, Wella Professionals

Máscara de hidratação Wella (Foto:Reprodução/ Pinterest)


Máscara de hidratação Eudora 

Máscara de hidratação Eudora (Foto:Reprodução/ Pinterest)


As máscaras sugeridas atendem os itens que foram listados para a recuperação da saúde do cabelo e crescimento dos fios. E seus valores variam de R$ 30 a R$ 100 reais. 

Foto Destaque: Mulher lavando o cabelo. Reprodução/Pinterest