Saúde e Bem Estar

Máscara de proteção: Maneiras de guardar após uso em transporte público

18 Mar 2022 - 15h25 | Atulizado em 18 Mar 2022 - 15h25
Máscara de proteção: Maneiras de guardar após uso em transporte público

Entre os governos que já liberaram o uso da máscara em espaços abertos está o governo de São Paulo que também anunciou nesta quinta-feira (17) o fim da obrigatoriedade do uso também em ambientes fechados, exceto em locais como unidades de saúde e no transporte coletivo.

Em que pese haja flexibilizações, alguns cuidados necessários para manter a máscara como uma proteção contra a Covid-19. Entre eles estão: 

1. Evitar pendurar a máscara no braço, queijo, amassar ou colocar no bolso.

2. Evitar a umidade.

3. Verificar o ajuste de proteção.

Dessa forma, podemos concluir que os cuidados são básicos, mas faz com que a máscara se proteja contra vírus e bactérias e a entrada do novo coronavírus.

Por que deve-se usar máscara de proteção em locais como transporte público e como armazenar depois?

De acordo com os especialistas, apesar de estarmos com a redução dos casos da Covid-19, a máscara ainda é um dos principais meios de proteção, principalmente, em ambientes fechados e com aglomeração.

Dessa forma, terminais de ônibus são locais considerados de alto risco para contaminação por Covid-19, assim como, espaços fechados e com alta densidade de pessoas também exigem o uso da máscara de proteção como é o caso do transporte público, reforçando a importância de sua utilização e o armazenamento adequado.


 

Máscaras de proteção (Reprodução/CanvaPro)


Segundo Diego Xavier, epidemiologista e pesquisador do Observatório Covid-10 da Fiocruz: "Os meios de transporte têm uma aglomeração enorme, então a gente precisa manter esses cuidados. O ideal é que a pessoa tenha um um saco plástico para colocar sua máscara com cuidado sem tocar na parte de dentro da máscara". Ainda enfatiza sobre a importância da utilização das máscaras como uma pedida protetiva de política pública.

Depois de guardar a máscara, lave sempre as mãos ou utilize álcool em gel, isso porque, a máscara na parte de fora estará contaminado, daí a importância de lavar as mãos e utilizar o álcool em gel.

Além disso, retirar e colocar a máscara várias vezes também ajuda a afrouxar o material, ou seja, isso também precisa ser feito com cuidado. Assim, o recomendado é que, quando você puxe o ar para dentro, a máscara colapse para dentro também como um balão murchando.

Ademais, observe também a cor do elástico, se não estiver mais branco, troque por outra máscara.

Dessa forma, é preciso entender que a máscara funciona como um filtro, assim, ela deve estar em condições adeuqadas para filtrar. Se estiver suja, molhada ou com qualquer outro problema, já terá tido sua eficiência comprometida.

Foto destaque: Homem com máscara em supermercado. Reprodução/CanvaPro.