Notícias

Mattel apresenta uma nova Barbie com Síndrome de Down

25 Abr 2023 - 15h26 | Atulizado em 25 Abr 2023 - 15h26
Mattel apresenta uma nova Barbie com Síndrome de Down

A Mattel apresentou nessa terça-feira (25) a sua nova versão da boneca Barbie, a primeira com síndrome de Down.

Essa nova Barbie faz parte da linha Barbie Fashionistas, que tem como proposta mostrar representações mais diversificadas da beleza e combater o preconceito acerca das deficiências físicas.

As versões anteriores incluíam uma boneca com perna protética, uma com aparelhos auditivos, uma acompanhada de uma cadeira de rodas e outra com vitiligo, doença caracterizada pela perda de pigmentação na pele.

Para produzi-la, a Mattel contou com a participação da National Down Syndrome Society, responsável por ajudar a escolher o formato, as características, as roupas, os acessórios e as embalagens da boneca, visando representar corretamente uma pessoa com Síndrome de Down.


Mattel apresenta a nova boneca Barbie junto a crianças com Síndrome de Down (Reprodução/Instagram)


“Isso significa muito para nossa comunidade que, pela primeira vez, pode brincar com uma boneca Barbie que se parece com eles” – disse Kandi Pickard, presidente e CEO da NDSS em uma nota oficial.

“Esta Barbie serve como um lembrete de que nunca devemos subestimar o poder da representação. É um grande passo para a inclusão e um momento que estamos comemorando.”

Essa nova Fashionista é mais um exemplo da atual proposta da Mattel, adotada em 2016, em busca de apresentar versões mais realistas e inclusivas da boneca, que vinha sendo amplamente criticada por manter um padrão de beleza inalcançável para boa parte do público consumidor.


Linha Barbie Fashionistas (Foto: Reprodução/Mattel)


Segundo a empresa, a boneca possui uma nova estrutura facial, além de um corpo mais curto com um torso mais longo, características de uma mulher com Síndrome de Down.

“Nosso objetivo é permitir que todas as crianças se vejam na Barbie, ao mesmo tempo em que as encoraja a brincar com bonecas que não se parecem com elas”, disse Lisa McKnight, vice-presidente executiva da Mattel e chefe global de Barbie & Dolls, em nota oficial.

“Brincar de boneca fora da própria experiência vivida pela criança pode ensinar compreensão e construir um maior senso de empatia… Estamos orgulhosos de apresentar uma boneca Barbie com Síndrome de Down para refletir melhor o mundo ao nosso redor e promover nosso compromisso de celebrar a inclusão por meio da brincadeira”.

Foto destaque: Barbie. Reprodução/Mattel