O Minas Tênis Clube, em comunicado feito através do instagram, nesta terça-feira (26), anunciou que o atleta Maurício Souza será afastado pela equipe devido as suas postagens homofóbicas em sua instagram. Além disso, ele será multado e deverá fazer uma retratação pública.
"O presidente do Minas Tênis Clube, Ricardo Vieira Santiago, se reuniu com o atleta Maurício Souza esta tarde e lhe informou sobre o seu afastamento por tempo indeterminado. O atleta também recebeu uma multa e foi orientado a fazer uma retratação pública imediata", declarou o clube via instagram.
Na segunda-feira (25), o Minas Tênis já havia se manifestado. Em nota, o clube mineiro afirmou respeitar a opinião de todos os atletas, mas que não aceitará manifestações homofóbicas de seus jogadores.
Seguindo o clube, os principais patrocinadores da equipe se manifestaram nesta terça-feira sobre o posicionamento de Maurício e pediram, individualmente, "medidas cabíveis" à equipe mineira e repudiaram as declarações homofóbicas do atleta. Também hoje, ocorreu uma reunião entre clube e patrocinadores para tratar do tema.
https://inmagazine.com.br/post/Flamengo-e-Athletico-se-encontram-no-Maracana-para-desempatar-duelo
https://inmagazine.com.br/post/Real-Madrid-vence-El-Classico-e-encosta-no-Lider
O companheiro de seleção de Maurício, o ponteiro Douglas, que já vinha trocando indiretas com o central após suas postagens homofóbicas, se manifestou após a decisão de afastamento: “O famoso não vai dar em nada né. Toda vez a mesma coisa, cansado disso de sempre ter falas criminosas e no máximo que rola é uma “multa” e uma retratação nas redes sociais. Até quando? Feliz pelas empresas se juntando contra e triste por atletas tentar passar o pano nisso. Vergonhoso. Todos os dias, todas as horas um dos nossos morrem. E o que temos? Uma retratação.”
Há cerca de duas semanas, após a DC Comics anunciar que o novo Super-Homem, filho de Clark Kent, se descobrirá bissexual nas próximas edições das histórias em quadrinhos, Maurício Souza postou a foto de divulgação do Super-Homem e fez críticas à decisão da DC. “Ah é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar.” disse o atleta, que foi apoiado por outros atletas do vôlei, como Wallace e Sidão.
Ao GE, a Confederação Brasileira de Vôlei enviou um posicionamento sobre o caso.
"A CBV preza pela inclusão e igualdade, e repudia toda forma de violência, preconceito ou desrespeito."
O Minas estreia na Superliga neste sábado, contra o São José dos Campos.
Foto destaque: Maurício Souza pela seleção brasileira. Reprodução/FIVB