Quem faz luzes no cabelo sabe bem como o procedimento danifica os fios, pensando nisso o hair stylist Eduardo Lemoz aprimorou a técnica de luzes free hands, nomeando de Free hands H20. Free Hands traduzido para o português significa "mãos livres", é consiste em uma técnica onde se realiza mechas com os dedos das mãos, ou seja, sem o uso de touca ou papel alumínio para descolorir. Em entrevista à 'CLAUDIA', Eduardo contou mais sobre o procedimento.
“Eu comecei minha carreira usando papel alumínio e sentia a necessidade de fazer algo que ficasse mais natural”, conta Eduardo Lemoz, que após se especializar, ele aperfeiçoou a técnica.
“Eu não uso o tonalizante para apagar as marcas de descoloração causados pelo descolorante, desenvolvi uma forma de esfumar todas as mechas com o auxílio de água e máscara de tratamento”, explica Eduardo. “Com um pincel, vou esfumando o produto já aplicado nos fios no decorrer do processo de clareamento. Dessa forma eu consigo eliminar naturalmente a marca entre a parte do fio descolorido para a que não teve descoloração. Esse método abre espaço para um trabalho personalizado para cada cliente. Eu consigo visualizar perfeitamente o que estou ‘desenhando’ e sentir o movimento do cabelo. É um trabalho bem artístico“, completa.
No resultado final as luzes ficam espalhadas de forma aleatória entre os fios, o que traz mais naturalidade para os cabelos “Eu seleciono mecha por mecha, dando pontos de luminosidade somente com as mãos”, explica o profissional, os fios também sofrem menos danos, pois Eduardo trabalha com um produto que protege a fibra capilar, o Plex. “Por não usar tonalizante na raiz, o fundo do cabelo permanece intacto, diferente dos outros que alaranjam ou criam um tom mais claro, tendo uma diferença feia quando cresce a raiz”.
Outra grande vantagem é a rapidez da aplicação e a liberdade no retoque.
Confira o vídeo abaixo de como Eduardo Lemoz faz esse tipo de luzes:
Em torno de duas horas e meia a três horas no máximo esse é o tempo para realizar o procedimento de acordo com o profissional,
“Fica totalmente a critério da cliente escolher quando fazer o retoque. Mas eu indico fazer a cada 3 meses, para manter a raiz sempre iluminada, além de ascender os fios da metade para as pontas, onde eu faço o inverso da raiz quando retoco, usando água e máscara só para dar uma luminosidade às pontas sem agredir os fios já descoloridos”, completa Eduardo.
Foto Destaque: tecnica free hands que agride menos o cabelo. (Foto: Reprodução/Claudia)