Saúde e Bem Estar

Menopausa: o que é, tratamento e formas de prevenção dos sintomas

22 Jul 2022 - 11h40 | Atulizado em 22 Jul 2022 - 11h40
Menopausa: o que é, tratamento e formas de prevenção dos sintomas

Episódios de calor (fogachos) no rosto, pescoço e outras partes do corpo, cansaço, diminuição da libido e outros, são alguns dos sintomas da menopausa, que podem surgir em mulheres por volta dos 50 anos de idade. Detalharemos aqui, o que é a menopausa, quais os sintomas, tratamentos e de que forma você pode prevenir os sintomas.

O que é a menopausa?

A menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, à última menstruação e geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos de idade. Quando acontece antes do 40, é chamada de menopausa prematura ou precoce. A menopausa, por sua vez, é determinada com certeza após 12 meses sem sangramentos.

O termo menopausa, muitas vezes é confundido com o climatério, que é o período de transição da fase fértil para a última menstruação, que é o período não reprodutivo na vida da mulher.

A principal característica da menopausa, é sem dúvidas, a parada das menstruações, com algumas mulheres apresentando antes disso, irregularidade menstrual, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes e até mesmo enfraquecimento ou atrofia do órgão genital.

Dentre as possíveis causas da menopausa, estão a falência dos ovários e consequentemente o aumento nas concentrações dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona) que provocam muitos dos sintomas mais comuns nessa fase, além de cirurgias ginecológicas que incluem a retirada dos ovários.


 

Práticas saudáveis melhoram o tratamento da menopausa. (Foto: Reprodução/ Getty Images).


Sintomas

Algumas mulheres não apresentam sintomas, mas a maioria delas já sentem ainda na fase de início do climatério e com a diminuição progressiva da produção dos hormônios, os sintomas vão aumentando.

Desse modo, os sintomas mais comuns são:

  • Fogachos (ondas de calor)
  • Secura vaginal
  • Perda da libido
  • Insônia
  • Palpitações no coração
  • Desânimo
  • Quadro depressivo
  • Dor nas relações sexuais
  • Flutuação de humor
  • Alterações na pele
  • Dificuldade de raciocínio

Tratamento

Uma das formas clássicas de tratamento da menopausa é com a terapia de reposição hormonal, que consiste em repor a produção de estrógeno e progesterona. No entanto, esse tratamento deve ser feito com prescrição médica, já que possui algumas contraindicações.

Para mulheres que ainda possuem útero, o recomendado é fazer uso da reposição hormonal de progesterona para prevenir o risco de câncer de endométrio, já que o estrogênio estimula o crescimento desse órgão. Além disso, o uso da testosterona, ajuda na recuperação da libido.

Para além da reposição, podem ser utilizados fitoestrógenos, por meio de dietas com alimentos que possuem essa molécula, tais como soja, lentilha, maçã, linhaça, cereal integral etc.

De que forma se pode prevenir a menopausa?

A menopausa não pode ser evitada, mas com práticas saudáveis como manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas, evitar o consumo de álcool e cigarro, além de seguir o tratamento prescrito pelo médico de forma correta, são algumas das formas que podem diminuir a intensidade dos sintomas nessa fase e garantir qualidade de vida às mulheres nesse período da vida.

 

Foto destaque: A menopausa atinge mulheres entre os 45 a 55 anos de idade. Reprodução/Freepik.