Muitos especialistas em mercado financeiro falam que a inteligência emocional é muito importante quando se tem o sonho de ser um investidor. A volatilidade do mercado e as pressões internas e externas acabam fazendo com que o empresário tome atitudes baseadas em emoção e não em estratégia, o que pode ser um grande perigo para seus lucros.
Como controlar suas emoções em negociações e investimentos? Rafa explica!
Vaidade
Todos investidores tem seu próprio ego. Porém, quando a vaidade se torna algo que o faz se comparar com outros, pode te prejudicar.
Esse comparativo também pode trazer frustrações, se o referencial usado tem mais bagagem ou conhecimento. Para situações como essa, o importante é ter, de forma consciente, a ideia de que há espaço para todos e que o clima não é de competição, mas de cooperação.
“Eu nunca vou ter inveja de ninguém dentro do mercado porque o que uma pessoa lá do outro lado ganha jamais vai mudar ou afetar a minha vida. E muito menos o que a pessoa perde porque essa pessoa não vai pagar as minhas contas”, avalia Rafa.
O influencer e investidor Rafa Augusto. (Foto: Reprodução/Intagram)
Arrogância
Você sempre acha que está certo? Esse pode ser outro ponto que pode dificultar sua efetividade no mercado. A arrogância é um caminho muito rápido para um investidor perder tudo o que tem, já que acha que já tem domínio de tudo e acaba não assumindo seus próprios erros.
Ganância
A vontade de ganhar e ganhar perpetua em diversos investidores que acreditam que nunca vão perder. É importante lembrar que o mercado é volátil. Por isso, uma mente fria, calculista (apesar de clichê), é necessária, segundo o influencer e investidor Rafael Augusto.
Atualmente na Genial Investimentos, Rafa também ministra diversos cursos através de suas redes sociais, ensinando todo tipo de pessoa a investir com responsabilidade.
Dicas como essas permitem novos investidores seguir um caminho já percorrido pelo Rafa, evitando muitas vezes decepções e perdas enormes.
(Foto destaque: Rafa Augusto. Reprodução/internet)