Tech

Mercado de NFT quer mais mulheres produzindo para atrair mais investidoras

24 Mai 2022 - 10h00 | Atulizado em 24 Mai 2022 - 10h00
Mercado de NFT quer mais mulheres produzindo para atrair mais investidoras

Artistas homens têm tido maior destaque no mercado de NFT. Há mais de um ano, quando esse investimento veio à tona, artistas e designers gráficos como Beeple e Mike Winklemann, já tinham conseguido vender a sua coleção por US $69 milhões em uma casa de leilão. 

A coleção em questão foi a “Everydays: The First 500 Days”. Outra coleção de muito sucesso e valor atualmente é a Bored Ape. Conhecida pelos desenhos animados de macacos, o acervo dessa NFT foi lançado em abril de 2021 por apenas 0,08 ethereum, cerca de 120 dólares na época. Hoje a moeda virtual possui um valor muito maior, o que valorizou a NFT. 


NFT's da coleção Bored Ape Yatch Club (Foto: Reprodução/Bored Ape Yatch Club)


Essa coleção do Bored Ape ficou ainda mais conhecida e conseguiu mais valorização com aquisições de Eminem, Neymar, Madonna, entre outras celebridades. 

A empresa ArtTactic levantou uma pesquisa sobre mulheres no meio das NFT no final do ano passado e encontrou um percentual de apenas 16% das mulheres representando o mercado. É um número pequeno em relação aos homens, onde os grandes artistas são bem mais conhecidos do que artistas mulheres. 

As mulheres mais conhecidas são Nadia Squarci, que é dupla de um homem na Hackatao, e Monica Rizzioli. Uma mulher que se destaca muito na produção de NFT é a jovem norte-americana de 13 anos, Nyla Hayes. Com a suas produções, Nyla já movimentou cerca de 6 milhões de dólares.


NFT da produtora Nyla Hayes (Foto: Reprodução/Nyla Hayes)


As mulheres além de serem uma pequena parte de produtoras de NFT, também são as menos consumidoras desse mercado. O fato de não terem mais representantes no meio faz com que outras mulheres não se identifiquem com as artes. Apenas 4% são compradoras do mercado. 

Percebe-se em fóruns e sites onde vendem esse produto, que ainda há uma linguagem muito masculina, desenhos e artes que os homens se identificam mais do que as mulheres. Então, a necessidade de mais mulheres no mercado NFT é importante para a movimentação econômica. 

Apesar de já conseguir movimentar grande quantias de dinheiro, o mercado precisa de investidores e produtoras novas para que haja uma variação no mercado NFT.

Foto Destaque: Imagem ilustrativa de moeda com NFT. Reprodução/Newton Paiva