Tech

Mesmo sem horário de verão smartphones ainda estão a mudar o horário

10 Nov 2021 - 18h13 | Atulizado em 10 Nov 2021 - 18h13
Mesmo sem horário de verão smartphones ainda estão a mudar o horário

No último domingo dia 7 de novembro, usuários relataram que seus telefones mudaram automaticamente a hora para o extinto horário de verão abolido em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro.

https://inmagazine.ig.com.br/post/Mesmo-com-crescimento-de-precos-Uber-e-Lyft-continuam-a-crescer

https://inmagazine.ig.com.br/post/Novo-notebook-com-apps-educacionais-e-anuciado-pela-Microsoft

https://inmagazine.ig.com.br/post/Grandes-marcas-do-mundo-da-moda-de-olho-no-metaverso  

O mesmo problema já ocorreu em 2019 e em 2020 afetando alguns dispositivos móveis especificamente com o sistema operacional do google, o Android, e dispositivos de TV a cabo. O que o Google recomenda é sempre verificar se há atualizações no dispositivo e mantê-lo sempre atualizado, pois essa falha ocorre em dispositivos desatualizados. Fora isso, uma alternativa é desligar do dispositivo a função “data e hora automática” ou a função de “horário de verão” se disponível no aparelho, assim tendo controle manual da função. Essa função geralmente está localizada nas configurações de data e hora do sistema de seus aparelhos.


Google Pixel 6 Pro (Reprodução/Google)


Em resposta ao site de notícias G1 a IANA (Autoridade para Atribuição de Números de Internet) diz que “seu banco de dados de fusos horários teve uma atualização em 1º de julho de 2019 para se ajustar ao fim do horário de verão no Brasil, mas indicou que nem todos os dispositivos recebem a mudança imediatamente.”

A autoridade ainda afirma ao G1 que "A maioria dos usuários dos dados não os obtém diretamente da IANA, mas, em vez disso, dependem de mudanças agrupadas em atualizações do sistema operacional ou dos aplicativos que usam", afirmou a autoridade.

De acordo com Antonio Marcos Moreiras, gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br “a responsabilidade pela atualização no horário dos sistemas é das fabricantes.”, "Quem faz a atualização dos sistemas operacionais são as fabricantes dos celulares. O Google é o desenvolvedor do Android e as diversas companhias que fabricam celulares usam o sistema, fazem suas customizações e instalam nos celulares".

Foto em destaque: Imagem ilustrativa. Reprodução/Pixabay