Argentina e Arábia Saudita abriram a terça-feira (22) de Copa do Mundo com jogo agitado no Grupo C do torneio. Em campo, tarde pouco inspirada dos hermanos no estádio Lusail. Abriram vantagem com Messi, de pênalti, mas esbarraram na forte marcação do time saudita, levaram a virada e viram cair uma invencibilidade de 36 partidas.
Cronologia do jogo
Os argentinos tentaram imprimir um ritmo forte desde o início da partida. Tiveram amplo domínio da posse de bola, inauguraram cedo o placar e tiveram boas oportunidades de ampliar o marcador. A estratégia montada pelo técnico francês Hervé Renard, no entanto, prevaleceu. Os árabes viraram o jogo para 2 a 1, com gols de Al Shehri e Salem Al-Dawsari, e quebraram o favoritismo argentino.
- 1º tempo:
A etapa inicial de jogo foi marcada por um festival de impedimentos e pelo uso do VAR. Logo no primeiro minuto, a Argentina de Lionel Messi resolveu mostrar a que veio e viu o seu principal astro, que disputa a sua quinta Copa do Mundo, finalizar forte no canto esquerdo e obrigar o goleiro Mohammed Al-Owais a fazer defesa.
Aos oito minutos, o placar foi modificado pela primeira vez. O árbitro esloveno Slavko Vincic foi chamado na cabine do VAR e assinalou pênalti em cima de Leandro Paredes. Messi foi para a cobrança e colocou os argentinos em vantagem. A partir daí, a Seleção Argentina passou a empilhar chances, mas esbarrou na eficaz linha de impedimento montada pelo time saudita. Messi e Lautaro Martínez (duas vezes) chegaram a marcar, mas viram seus gols serem anulados pelo uso da tecnologia. Ao todo, foram marcados sete impedimentos nos primeiros 45 minutos.
Argentina estreia com derrota para a Arábia Saudita na Copa do Mundo (Reprodução/Instagram)
- 2º tempo:
A segunda etapa deu uma cara nova ao jogo. Os árabes vieram determinados a vencer. Logo aos 2 minutos, Al Shehri recebeu a bola na entrada da área, venceu o zagueiro Romero e deixou tudo igual no placar. Mesmo com o empate, o time de Hervé Renard permaneceu em cima e chegou a virada aos 7 minutos, com um golaço do camisa 10 Salem Al-Dawsari.
A partir daí, a equipe de Messi e Di María não conseguiu reverter o resultado. Esbarrou em finalizações longe do gol e em boas defesas do goleiro Mohammed Al-Owais, e conheceu a sua primeira derrota em estreias de Copa do Mundo desde 1990, quando perdeu por 1 a 0 para Camarões.
Próximos compromissos
Argentina e Arábia Saudita voltam a pisar nos gramados no próximo sábado. Os árabes, agora líderes do Grupo C, encaram a Polônia, às 10h, no estádio da Cidade da Educação. Já o time de Lionel Messi e companhia, enfrenta o México, às 16h, novamente no estádio Lusail. Outros integrantes do grupo, México e Polônia se enfrentam às 13h desta terça-feira, no estádio 974.
*Todos os horários citados na reportagem tem como base o horário de Brasília.
Foto Destaque: Messi tem gol anulado por impedimento. Divulgação/FIFA