Saúde e Bem Estar

Microbiologista encontra até 294 mil bactérias em garrafinhas retornáveis

07 Dez 2022 - 20h58 | Atulizado em 07 Dez 2022 - 20h58
Microbiologista encontra até 294 mil bactérias em garrafinhas retornáveis

As garrafinhas de água são importantes por garantir a hidratação, mas elas podem conter micro-organismos capazes de prejudicar a saúde. Essas bactérias podem gerar diarreia, dores de garganta e outros desconfortos caso não sejam corretamente higienizadas. A doutora em microbiologia Rosana Siqueira realizou uma análise em nove recipientes em Campinas e encontrou cerca de 294 mil bactérias em um deles.

Das nove garrafas analisadas, sete apresentaram micro-organismos. "Em uma das garrafinhas nós encontramos um total de 294 mil micro-organismos, então isso é uma quantidade que chama a atenção", avaliou Rosana.

"Você pode ter um estado febril, uma dor de garganta, uma irritação ou às vezes uma tosse... ou até mesmo um problema intestinal, como uma diarreia e outros desconfortos. Lembrando que não são só doenças que debilitam o sistema imunológico", complementou a microbiologista

Rosana explica a importância da higienização das garrafinhas, mas que a população também precisa se atentar e lavar bem as mãos.


Para não sofrer com bactérias na sua garrafinha é recomendado lavá-la todos os dias (Reprodução:Twitter)


Andréia Bucci, técnica do laboratório de microbiologia da PUC-Campinas, afirma que a limpeza da garrafinha é simples e basta água, esponja e sabão. Ela destaca que o ideal é utilizar uma bucha de cepilho, que também é conhecida como escova de mamadeira.

"Por fora, na parte externa, duas a três gotinhas de detergente com a esponja úmida, passa em todo local externo e, na parte interna, um pouquinho de água, também duas a três gotinhas de detergente e aí passa em toda a parte interna da parede da garrafa", explica Bucci.

A técnica também destaca a importância de não ingerir o resto de água que fica na garrafinha por muito tempo. A recomendação dela é jogar fora a água que ficar três horas ou mais no recipiente. E o processo de limpeza deve ser feito pelo menos uma vez por dia para evitar problemas para a saúde.

 

Foto destaque: Garrafas de água podem conter milhares de bactérias. Reprodução/Uol