Esportes

Milan conquista título italiano e tem projeto promissor

23 Mai 2002 - 20h30 | Atulizado em 23 Mai 2002 - 20h30
Milan conquista título italiano e tem projeto promissor

O clube Rossonero consolida um projeto promissor, com um trabalho admirável de Stefano Pioli, e grande reestruturação na análise de desempenho (scouting).

Após triunfar na Itália, o clube está próximo de ser comprado por um grupo americano que promete investimentos ambiciosos no segundo maior campeão europeu.

O time milanista possui uma equipe jovem e sem grandes nomes diferente dos tempos de ouro de Kaká, Seedorf, Pirlo, Shevchenko, Cafu e outros. Apenas três das outras 19 equipes da Série A italiana têm média de idade menor. Nesta temporadam o mais velho e experiente jogador, Zlatan Ibrahimovic, 40 anos, enfrentou problemas físicos e não pôde assumir a liderança técnica na equipe.


">

(Milan celebra vitória/ Reprodução Instagram)


O treinador Stefano Pioli, um dos grandes responsáveis pela volta à glória, conseguiu dar a volta por cima no clube e na carreira. Em 2019, quando entrou para o time, o treinador percebeu certa rejeição da torcida, que lançou a hashtag #PioliOut. Isso aconteceu por conta de seus trabalhos anteriores, quatro demissões consecutivas.  Pioli conseguiu padronizar um jogo intenso com a equipe, atuando em bom nível independente dos atletas em campo. A grande rotação no elenco evidencia a grande virtude de seu trabalho: a gestão de elenco. O treinador deu oportunidade a todos os jovens jogadores e teve sucesso em passar suas ideias e conseguiu registrar grande evolução de nomes como Sandro Tonali, Brahim Díaz, Rafael Leão e outros.

Em dezembro de 2018, a área de análise de desempenho do Milan deu início a um processo de reestruturação. 

Geoffrey Moncada, antigo analista do Mônaco, foi encarregado de desenvolver a área scouting e estatísticas e conseguiu promover muitas mudanças que podem ser verificadas em campo com jogadores até então desconhecidos mostrando extrema qualidade, como Kalulu, Rafael Leão, Saelemaekers e Hauge. Moncada lidera um grupo que busca jogadores de qualidade e  com potencial de retorno financeiro. Com isso, o Milan atinge a quarta menor média de idade do Campeonato Italiano.

Milan tem grandes ambições para a próxima temporada e devem ser realizadas pelos novos donos. O clube está perto de ser comprado pelo grupo americano RedBird Capital Partners agora que o fundo de investimentos árabe Invescorp promete disponibilizar o equivalente a 1,5 bolhão de reais para contratações. De acordo com o jornal itialiano La Gazzeta dello Sport, a proposta americana venceu a concorrência com a dos árabes. O grupo estadunidense fez uma proposta de 1,3 milhões de euros, podendo subir para 1,8 bilhão nos anos seguintes. 

A RedBird Capital Partners é um investidor do Fenway Sports Group, comandante do Liverpool, e tem participação no Toulosse, que retornou à primeira divisão francesa. 

Foto destaque:  Stefano Pioli/ REUTERS/Alberto Lingria