Turismo

Milhões de pessoas vão às ruas para acompanhar parada de Ação de Graças em NY

24 Nov 2022 - 19h00 | Atulizado em 24 Nov 2022 - 19h00
Milhões de pessoas vão às ruas para acompanhar parada de Ação de Graças em NY

Cerca de três milhões de pessoas foram às ruas para assistir ao tradicional desfile de Ação de Graças, organizado pela Macy's, em Nova York, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (24). Além dos tradicionais carros alegóricos, balões gigantes e bandas percorreram quatro quilômetros em Manhattan. O trajeto teve início no Upper West Side, ao lado do Central Park, e terminou em frente à loja da Macy's, na região central da cidade.

A prefeitura novaiorquina formulou pontos de concentração ao longo da cidade para aqueles que foram acompanhar a parada. A multidão, por sua vez, estava repleta de famílias com crianças e de turistas, com diferentes idiomas e sotaques. O público acompanhou o desfile com bastante atenção.

No meio do desfile, o balão do Bob Esponja, um dos mais esperados, parou sem motivo aparente e permaneceu encostado em um dos prédios da Sexta Avenida durante cinco minutos. Após alguns minutos de aflição para o público, o objeto voltou flutuando ao céu e a multidão comemorou o feito com gritos e palmas.


Parada de Ação de Graças da Macy's, em Nova York (Reprodução: Instagram/Perfil oficial da Macy's)


O clima de preocupação por parte das pessoas não foi em vão: nos anos anteriores do desfile, aconteceram incidentes em que alguns dos balões foram rasgados, perfurados e, até mesmo, perderam o ar no meio do espetáculo. Os episódios exigiram que os balões fossem readaptados para seguirem até o final do trajeto. Neste ano, o tempo ficou ameno, sem os ventos fortes no horário da parada.

Por outro lado, as viagens do feriado de Thanksgiving também foram beneficiadas pelo clima. Entre os dias 23 e 24, quarta e quinta-feira respectivamente, os estadunidenses tiveram facilidade em pegar a estrada e os aviões pousaram e decolaram com tranquilidade em todo o país. Segundo a agência responsável pela segurança nos aeroportos dos EUA, a Administração para a Segurança dos Transportes (TSA), mais de dois milhões e meio de pessoas viajaram de avião na véspera do Dia de Ação de Graças, na quarta-feira.

 

Origem do feriado

 A primeira celebração do "Dia de Ação de Graças" foi em 1621, quando o governador do Massachusetts da época, William Braford, planejou uma grande festa de agradecimento pelo período de colheita farta. Desde então, o costume de reunir a família nessa época para agradecer pela colheita se tornou uma tradição e, também, um feriado nacional. Em 1941, o Congresso americano decidiu que o dia, como feriado nacional, seria celebrado oficialmente em toda quarta quinta-feira do mês de novembro.

Até hoje, os norte-americanos se reúnem com os familiares nesta data para um jantar especial. Antes da refeição, todos se sentam à mesa e costumam dar razões pelas quais são gratos pelo ano que passou, como em uma retrospectiva de gratidão. As gerações mais jovens também mantém o costume vivo ao viajar para encontrar com os familiares ou os amigos, no cada vez mais conhecido "Friendsgiving".

 

Foto destaque: Carro alegórico no desfile de Ação de Graças da Macy's. Reprodução/CNN