O cantor e compositor Milton Nascimento anunciou na noite deste sábado (14), durante participação no programa Altas Horas, que fará sua despedida dos palcos ainda esse ano. Logo em seguida, divulgou nas redes sociais as datas da última turnê da carreira. Intitulada como “A Última Sessão de Música", a turnê vai ter a primeira parada no Rio de Janeiro, no dia 11 de junho e o encerramento será no Mineirão, em Belo Horizonte, no dia 13 de novembro.
Através de um vídeo bastante emotivo, Milton relembra da carreira e dos amigos que fez no Brasil e no exterior. “A música ampliou meus horizontes. Em seis décadas, ela me levou aos quatro cantos do mundo”, diz ele no vídeo. Bituca, como gosta de ser chamado, completa 80 anos de vida e 60 anos de carreira. Carreira esta que conta com quarenta e três discos gravados, cinco Grammys e o título de Doutor Honoris Causa em música, pela Universidade de Berklee, em Boston.
Ele foi fundador do movimento Clube da Esquina, a partir do lançamento da música com o mesmo nome, escrita com Lô Borges. O disco Clube da Esquina, lançado em 1972, foi eleito recentemente o melhor álbum brasileiro de todos os tempos, de acordo com 162 especialistas ouvidos pelo podcast Discoteca Básica. A enquete foi feita no segundo semestre de 2021 e teve contribuições de nomes como Jotabê Medeiros e Nelson Motta.
A turnê que vai passar pelo Brasil, Europa e Estados Unidos, vai contar com um repertório repleto de sucessos como “Ponta de Areia”,“Encontros e Despedidas”, “Travessia”, “Cio da Terra” e “Nos Bailes da Vida”. O resto do setlist será surpresa, garante o cantor que dedica o show de despedida aos fãs. “Eu jamais poderia encerrar essa parte da minha vida de tantos anos na estrada sem homenagear aqueles que me acompanham esse tempo todo: os fãs. E essa turnê foi pensada especialmente pra vocês!”, explica Milton.
Na turnê de Milton Nascimento também haverá o lançamento do NFT Tiket Pass. Os NFTs são um tipo de criptomoeda, mas em vez de reter dinheiro, eles podem reter ativos como: arte, ingressos e música. A equipe do artista anunciou uma série de experiências únicas ao grupo de fãs que desejarem adquirir o NFT Ticket Pass, que seria uma espécie de chave para destravar estas experiências durante a turnê, e que se torna um item colecionável após o uso do benefício. “É o primeiro grande show no Brasil onde só entra quem tem o NFT Ticket Pass. Com o NFT, o fã é a sua própria bilheteria, é ele quem decide o que faz,com o ingresso, se vai no evento, se presenteia um amigo, ou se vende para outros. Tudo isso é feito graças às facilidades da blockchain!”, disse Raphael Pulga, Tour Manager de Milton e Idealizador do Projeto “NFT Ticket Pass”.
E para começar em grande estilo, a primeira experiência será uma Avant-Première na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Será uma sessão especial restrita a amigos, artistas e àqueles que adquirirem o NFT Ticket Pass. Não haverá vendas de ingressos normais para este evento. A única forma de participar será comprando o NFT Ticket Pass. Serão colocados 400 NFTs à venda que inicia neste domingo (15).
Foto destaque: Milton Nascimento. Divulgação