Saúde e Bem Estar

Ministério da Saúde quer vacinar pessoas com 40 anos já com a segunda dose de reforço na próxima semana

17 Jun 2022 - 19h00 | Atulizado em 17 Jun 2022 - 19h00
Ministério da Saúde quer vacinar pessoas com 40 anos já com a segunda dose de reforço na próxima semana

Visando aumentar a imunidade da população, o Ministério da Saúde, planeja ampliar a campanha de vacinação da quarta dose da vacina contra a Covid-19, ou a segunda dose de reforço, para a faixa etária a partir dos 40 anos já na próxima semana. A previsão é que a nota que irá oficializar essa ampliação seja publicada já na segunda-feira 20.

Os estados e municípios irão aplicar doses das vacinas da Pfizer, AstraZeneca e Janssen conforme a disponibilidade. O período de aplicação deve seguir o padrão já adotado para as outras doses: pelo menos quatro meses da última aplicação de dose.

Essa decisão foi tomada seguindo a recomendação dos integrantes do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Programa Nacional de Imunizações (CTAI PNI), que foi feita nesta semana. Este grupo é formado por especialistas das áreas federal, estadual e municipal e também do setor privado.


Foto: Pessoa tomando vacina contra a Covid-19/Reprodução: The Ismaili


Até agora, quem pode tomar essa segunda dose de reforço, são pessoas com mais de 50 anos, profissionais da saúde e pessoas imunossuprimidas, ou seja, aquelas que sofrem com baixa imunidade, que sofram de câncer, HIV, AIDS e as recém transplantadas, incluindo adolescentes.  

A nova campanha vem para acelerar a campanha de vacinação contra Covid-19 no Brasil, pois ela pouco avança, desde a faixa etária de cinco até 11 anos e também seguem em um fluxo mais devagar a aplicação das doses de reforço e quarta dose. Os integrantes deste comitê reforçam a importância de avançar na campanha para a aplicação com a terceira dose.

Lembrando que os estados e municípios têm sua própria autonomia para definirem o calendário da vacinação sem seguir as diretrizes do Ministério. Sendo assim, Estados como: Distrito Federal, Belém e Teresina já começaram a campanha de aplicação da vacina nessa nova faixa etária. Outro estado que também irá começar a vacinar essa faixa etária é o Rio de Janeiro, como afirmou o prefeito Eduardo Paes. Essa campanha para os cariocas já começa na próxima terça-feira 21.

 

Foto Destaque: Agulha e dose de vacina contra Covid-19/Reprodução: Covid-19-Fica Atento-Instituto Nacional de Saúde