A ministra da saúde, Nisía Trindade, falou com exclusividade ao jornal Folha de S.Paulo. O principal assunto abordado foi acerca da vacinação da população brasileira.
Nisía Trindade, ministra da saúde do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, abordou sobre a vacinação, ela fala sobre a desinformação que frequentemente é disseminada por pessoas e médicos poderá ter punição. Trabalhando em cima deste fato, ela comenta que está criando um grupo para analisar essa disseminação, muito comum nas redes sociais e na internet em geral.
"Condutas criminosas de médicos e de outras pessoas terão de ser punidas, pessoas que vão às redes falar absurdos, que as pessoas vão morrer se tomar a vacina ou ter alguma sequela. Eu tive uma reunião com o Conselho Federal de Medicina, que se colocou à disposição para nos apoiar numa campanha pró-vacina. Existem práticas fora do contexto, mas também existem práticas criminosas", afirmou a ministra, também à Folha de S. Paulo. Citando o Pl das fakes news, comentou que vai muito além da desinformação, a saúde também é tratada como prioridade
Ministra da saúde fala sobre punição para desinformação sobre vacinas (Reprodução/Instagram/@nisiatrindadelima)
Os integrantes do grupo de trabalho responsável por essa análise são: o próprio Ministério da Saúde, a Secretária de Comunicação Social, a Advocacia Geral da União e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Uma análise será feita por essas pastas e se analisado que houve uma desinformação em um grau de culpa acentuado, serão tomadas as medidas cabíveis. Ela fala que teve uma reunião com o Conselho Federal de Medicina, que prontamente se colocou à disposição para auxiliar em uma campanha pró-vacina.
A ministra revela que a vacinação no país anda devagar e ela como líder do Ministério da Saúde, promete cada vez mais reforçar e conscientizar as pessoas a vacinação, campanhas inclusive voltaram a ser realizadas, a atuação de lideranças religiosas, prefeituras e artistas e formadores de opinião são extremamente necessários neste contexto, ela fala em trabalhar junto para o aumento da vacinação.
Sobre suas metas, a ministra revela que pretende retomar campanhas realizada no governo petista, como o Mais Médicos, Farmácia Popular. Ela reforça que está implementando ações juntamente com o Ministério da Igualdade Racial e também fala sobre a peculiaridade da saúde da população indígena.
Foto destaque: Nisía Trindade fala sobre desinformação sobre as vacinas e que pode haver punição para este fato. Reprodução/Fernando Frazão-Agência Brasil/Midia Ninja