O corte bob é versátil, democrático e está na moda desde que Gabrielle Chanel assumiu seu cabelo curto. As variações do bob são intermináveis, e os cortes recebem novos nomes conforme a finalização das pontas e o tamanho dos fios. O tradicional corte Chanel é associado à imagem do cabelo liso e de pontas retas, sem camadas. Apesar de não ser restrito aos fios lisos, esse modelo é chamado de “blunt bob”, e proporciona uma aparência sóbria e elegante.
Recentemente, houve recuperação da moda do cabelo esvoaçante e volumoso dos anos 1990. Paralelamente, a valorização do cabelo natural, ondulado e cacheado é encontrada em diversas tendências, como a beachcore. Em meio a esse contexto, os bobs também se alteraram. Antigamente marcados pelo cabelo liso e pelo tradicional corte Chanel, eles têm sido usados em um estilo mais ondulado, e texurizado, com movimento e camadas. É o caso do “undone bob”, que traz um visual despojado e bagunçado, já adotado por celebridades como Hailey Bieber e Jade Picon.
O comprimento do cabelo, seja um short bob, um médio bob ou um long bob, traz uma diferença aparentemente sutil, mas determinante. O bob tradicional ou short bob é marcado pelo cabelo de comprimento menor, que termina, no máximo, na altura do queixo. Por deixar o pescoço descoberto, esse corte alonga a silhueta e passa uma imagem elegante.
O médio bob, muitas vezes confundido com long bob, é o corte no qual o cabelo vai além da altura do queixo mas não chega aos ombros: acaba no meio do pescoço. Ele também chamado de “mob”, pela contração dos termos em inglês “medium” e “bob”.
Cate Blanchett usou um mob na cerimônia do Sag Awards deste ano, em 26 de fevereiro. Zendaya compareceu ao Oscar, no último dia 12, com um penteado semelhante: ambos com volume e ondas definidas, de aspecto elegante e escultural – em nada remetendo a desleixo ou desalinhamento.
O cabelo com long bob chega à altura dos ombros. O aspecto dele se aproxima do cabelo comprido, mas mantém a facilidade de manutenção de um cabelo médio. Há ainda o mini bob, cujo comprimento dos fios termina na altura da orelha ou do maxilar.
Os cortes bob – especialmente, o short bob e o médio bob – tendem a deixar o cabelo leve e, portanto, com mais volume. Isso explica a preferência de mulheres maduras pelos cortes, já que o cabelo tende a se tornar mais fino e escasso com o passar da idade. Apesar disso, o bob pode ser usado por pessoas de qualquer faixa etária que queiram praticidade, modernidade e movimento.
Foto Destaque: Cate Blanchett com um ‘mob’ no Sag Awards. Reprodução: Valeria Macon/AFP via Getty Images