Moda

Moda consciente: Repetir roupa está na moda

23 Ago 2022 - 18h52 | Atulizado em 23 Ago 2022 - 18h52
Moda consciente: Repetir roupa está na moda

Repetir roupa pode ser considerado como gafe por algumas pessoas, ainda mais quando se trata de celebridades. Pessoas famosas, da elite, são muito observadas também pelo estilo, todos querem ver o que estão vestindo as celebridades, pelo fato de serem uma referência do que está em alta na moda, e quando uma delas veste a mesma roupa que usou em outra ocasião, vira até notícia. 

Até para pessoas não famosas, quando repetimos uma tal peça por várias vezes, costumam até a haver comentários, mas afinal, de onde vem isso? Como disse Ana Maria Braga: “Se não vale repetir roupa, não vale nem comprar!”, porque se a roupa está boa para uso, de onde que repeti-la seria uma gafe? 


Meghan Markle grávida de seu primeiro filho(Foto:Neil Mockford/GettyImages)


Na foto acima, podemos ver Meghan Markle usando um casaco vermelho com um vestido roxo, cor que está super em alta, e que posteriormente ela usaria novamente.


Meghan Markle(Foto:Karwai Tang/GettyImages)


Estamos vivendo em uma sociedade altamente consumista, sempre querendo algo novo que provavelmente nem vamos usar mais de uma vez, é o que tem acontecido com as tendências. As tendências estão surgindo e indo embora com uma velocidade nunca vista antes, com tendências que nem vamos lembrar que existiu daqui uns meses, e mesmo sabendo disso, as pessoas compram. Passando longe do consumo consciente, a indústria da moda é uma das mais poluentes que existem no mundo, as marcas fast fashion ainda são predominantes, mas algo parece estar mudando. 

Cada vez mais pessoas estão questionando hábitos e práticas, como esse de não poder repetir uma roupa, se perguntando sobre o destino de todas essas roupas que são descartadas, porque se as tendências estão cada vez mais rápidas, o que acontece com todas aquelas roupas produzidas em massa que não foram compradas? Cada vez mais a sociedade está se perguntando sobre a ética das empresas, sobre como é as condições de trabalho e como estão tentando preservar o meio ambiente.

Essa preocupação e questionamento é essencial, porque se nós não mudarmos a forma como consumimos, como esperar que as empresas mudem? Repetir roupas é um ato altamente consciente, e não tem nada mais em alta do que a moda consciente e sustentável. Afinal, se até mesmo celebridades como Ana Maria Braga, Kate Middleton, Megahn Markle, estão usando a mesma roupa, porque não podemos?

 

Foto destaque: Ana Maria Braga rapetindo o look em seu program.Reprodução/Globo