Moda

Moda sustentável: Animale lança sua primeira coleção de jeans reciclado

20 Mai 2022 - 18h09 | Atulizado em 20 Mai 2022 - 18h09
Moda sustentável: Animale lança sua primeira coleção de jeans reciclado

Animale é uma grife carioca homônima do grupo Soma, que produz artigos voltados para a moda urbana. Hoje dia 20/05 a marca lança a primeira linha de jeans reciclado, com cerca de 1.200 peças, feita com a junção de retalhos, que é conhecido como patchwork.

Estudos estimam que essa técnica começou com os faraós em 3.400 A.C. no Egito Antigo, pois eles produziam roupas com sobras de tecidos. Na época, essas peças também foram usadas durante a guerra como proteção de pele, no qual os soldados usavam por baixo das armaduras. 

Agora o patchwork é considerado como tendência não só para o mundo da moda, mas também para decoração, pois existem lojas que comercializam tapete, manta, capa e toalha com retalhos coloridos e em tecidos variados.


Peça da coleção da Novo Vintage Animale (Reprodução/Divulgação)


O nome desta nova coleção é Novo Vintage e foi produzida em parceria com o gaúcho Papos e Panos, que já é famoso por reunir sobras de roupas, como calças, vestidos, jaquetas e diversas outras peças há dois anos. As responsáveis por comandar o estúdio são Lizete e Bianca Horn e elas que fizeram a junção dos retalhos para enviar para a sede da Animale. “Foi nossa primeira vez trabalhando com jeans e a primeira vez da Animale com patchwork. Também foi um desafio porque estávamos no meio de uma pandemia e o nosso contato foi totalmente on-line”, disse a dupla.

Após o recebimento desse material, os estilistas da marca fizeram jaquetas, calças e shorts, com uma cara de vintage. O interessante dessa linha é que cada uma das peças são diferentes, devido ao posicionamento feito com os retalhos.


Peça da coleção da Novo Vintage Animale (Reprodução/Divulgação)


Através dessa coleção jeanswear, a Animale tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da escolha de peças de roupas e ter um olhar mais responsável com relação ao desapego.

Outra iniciativa da marca, foi incluir aviamentos sustentáveis e tecidos reciclados em seu portfólio de produção. Com isso, a Animale vem crescendo de forma considerável dentro da indústria da moda e dentro do grupo Soma.

 

Foto destaque: Peça da coleção da Novo Vintage Animale (Reprodução/Divulgação)