Leonardo Del Vecchio, dono da fabricante de óculos EssilorLuxottica (ESLOF) morreu aos 87 anos, em Milão, nesta segunda-feira (27). Detentor da marca Ray Ban, ele era segundo homem mais rico da Itália em 2021, de acordo com a Forbes. A causa do falecimento não foi divulgada, mas o empresário estava internado no Hospital San Raffaele.
Comunicado de falecimento de Leonardo Del Vecchio. (Foto: Reprodução/EssilorLuxottica/Instagram)
"Hoje, o mundo perdeu um visionário: um gênio empreendedor, um bom amigo para muitos e um homem incrível", diz parte da legenda do comunicado feito pela empresa no Instagram. Já no site, a EssilorLuxottica anunciou que o conselho irá se reunir para “determinar os próximos passos”.
De origem humilde, Del Veccio era filho de vendedores de frutas emigrantes do sul da Itália, ficou órfão de pai antes mesmo de nascer e foi entregue pela mãe para o orfanato Martinitt, em Milão, onde permaneceu até os 14 anos.
Trabalhou de dia em uma empresa produtora de medalhas e taças, enquanto estudava à noite na Academia de Brera, para aprender desenho e gravura.
Foi em 1961, quando mudou-se para Agordo, pequena cidade no norte da Itália, que fundou a Luxottica. Na época, a Prefeitura oferecia terrenos gratuitos para aqueles que intalassem empresas no local.
No início eram fabricadas armações para óculos, depois houve a venda de armações e lentes com a própria marca. Consolidada como líder mundial no setor de óculos, a empresa foi fundida com a francesa Essilor em 2018. Del Vecchio foi presidente executivo da EssilorLuxottica até dezembro de 2020.
O bilionário casou-se quatro vezes e teve seis filhos. Era o principal acionista no banco de investimento italiano Mediobanca, tinha participação na maior seguradora italiana, a Generali e na imobiliária Covivio.
Foto em destaque: Empresário Leonardo Del Vecchio. Reprodução/Divulgação/Luxottica.