José Mourinho, um dos técnicos mais vitoriosos e consagrados da última década, entrou em mais uma polêmica. Atualmente comandando a equipe da Roma, o português foi questionado sobre o regulamento da Liga Europa, competição que seu time disputa atualmente. Está prevista nas regras que, os terceiros colocados de cada grupo da Champions League entram na segunda fase da Liga Europa. Sobre essa regra, Mourinho disparou: “Os tubarões fracassados da Champions vão chegar”, e o pensamento do técnico movimentou opiniões.
É, Mourinho... A #EuropaLeague ainda vai mudar muito! Seria a Roma um dos "tubarões grandes" que buscarão o título da competição? pic.twitter.com/XjojY6oMED
— TNT Sports Brasil (@TNTSportsBR) October 14, 2022
Declaração polêmica de Mourinho repercutiu nas redes sociais (Reprodução/Twitter)
O comentário de Mourinho veio após o empate entre Real Bétis e Roma, pela competição europeia. A peleja terminou em 1 a 1, e o técnico foi questionado sobre os favoritos para vencer a Liga Europa, então veio a resposta polêmica: “Eu os vejo como candidatos (Real Bétis), mas os tubarões fracassados da Champions League vão chegar na Liga Europa e vão chegar forte. Eles não deveriam vir, mas essa é a realidade. Vai ser divertido. Os fracassados da Liga dos Campeões.” A equipe da Roma, sob comando de Mourinho, está na terceira posição do grupo C, com apenas 4 pontos. Bétis lidera o grupo com 10 pontos.
Apesar de ser um dos grandes nomes do futebol europeu na década de 2010, com uma rivalidade histórica com o espanhol Pep Guardiola, José Mourinho sempre foi um homem polêmico. Uma das grandes passagens do técnico foi quando, na Inglaterra, Mourinho se autodenominou o Special One. Enquanto esteve à frente do Real Madrid, as entrevistas coletivas do português eram sempre um show para as manchetes espanholas. Porém, o que tem de polêmico, Mourinho também é bastante vitorioso. A galeria de troféus do técnico conta com: duas Champions League, oito Campeonatos Nacionais, além de ter sido eleito o melhor técnico do mundo pela FIFA em 2010.
Mourinho venceu a Champions pelo Porto e Internazionale (Reprodução/Instagram)
Apesar das críticas de Mourinho, sua equipe pode se beneficiar dessa mesma regra. Isso porque, por estar na terceira colocação de seu grupo, a Roma pode se despedir da Europa League antes das fases de mata-mata e entrar na disputa pela Conference League, competição que o clube é atual campeão. “Queremos passar e terminar em segundo, mas, se terminarmos em terceiro, seremos candidatos a reter a Conference League”, disse o técnico. Para isso, a equipe precisa de resultados favoráveis nas últimas duas rodadas do grupo, quando enfrenta HJK Helsinki e Ludogorets, nos dias 27 de outubro e 3 de novembro, respectivamente.
Foto destaque: O treinador José Mourinho em coletiva de imprensa. Reprodução/Ojogo