Esportes

Mundial de Clubes: Torneio da Fifa pode ser realizado no Marrocos

14 Dez 2022 - 14h59 | Atulizado em 14 Dez 2022 - 14h59
Mundial de Clubes: Torneio da Fifa pode ser realizado no Marrocos

A edição do tradicional campeonato mundial de clubes da Fifa ainda é uma incógnita. O torneio reúne os campeões continentais da temporada, para então definir o melhor time do mundo. Segundo informações, a Fifa teria recebido uma proposta para realizar o Mundial no Marrocos, entre os dias 2 e 11 de fevereiro. Contudo, a entidade ainda não definiu sua escolha. O Oriente Médio também pode ser uma opção. 


Fifa não definiu sede da competição (Reprodução/Twitter)


O assunto deve ser discutido nessa sexta-feira (16), quando um comitê da Fifa irá se reunir em Doha, no Catar. Um dos pontos da reunião deve ser a definição dos últimos detalhes para realização da competição. Se for mesmo realizada no Marrocos, essa será a terceira vez que o Mundial será sediado no local. Nas duas ocasiões anteriores, em 2013 e 2014, Bayern e Real Madrid foram os campeões, respectivamente. 

Se essa opção de data for realmente escolhida pela Fifa, a Conmebol deve alterar os dias dos jogos da Recopa Sul-Americana. Os confrontos são entre os dois campeões continentais da temporada, os vencedores da Libertadores e da Sulamericana. Os jogos estão marcados para os dias 8 e 15 de fevereiro. A equipe do Flamengo enfrenta o time do Independiente Del Valle. 

Desde 2019, sempre houve participação brasileira na competição. Isso porque, para se garantir no Mundial, o time sul-americano deve vencer a Copa Libertadores. Com isso, Flamengo e Palmeiras, os últimos vencedores, já marcaram presença duas vezes cada. Em 2019, a equipe rubro-negra saiu derrotada na final pelo Liverpool. Já em 2020, o Palmeiras não conseguiu nem chegar a grande final, os paulistas perderam para os mexicanos do Tigres nas semis. No ano passado, o Verdão foi derrotado pelo Chelsea na final, em um jogo emocionante. 

O Mundial é o único troféu que falta na prateleira da geração vitoriosa de Gabigol e companhia. Vale lembrar que, o Flamengo já possui uma conquista da competição, em 1981, conquista que recentemente completou 41 anos. Na época, a equipe comandada por Zico, aplicou um sonoro 3 a 0 no mesmo Liverpool que derrotou o rubro-negro em 2019. 


Torcedores comemoraram o aniversário de 41 anos da conquista mundial (Reprodução/Instagram)


Integram o torneio mundial nessa edição, o campeão europeu Real Madrid, o sulamericano Flamengo, o vencedor da Concachampions Seattle Sounders, o campeão da Oceania Auckland City e o campeão da Champions africana Wydad Casablanca. Além disso, por ser um time representante do atual país-sede, uma vaga se abriria para o vice campeão africano, Al-Ahly do Egito. Porém, ainda há uma vaga indefinida, isso porque o torneio do continente está com datas marcadas para os dias 29 de abril e 6 de maio. O clube japonês Urawa Red Diamonds é a única equipe classificada para a final até o momento.

 

Foto Destaque: Taça do Mundial da Fifa (Reprodução/Divulgação Fifa)