Notícias

Na Rússia restaurantes do McDonald"s começam a ser desmontados

26 Mai 2022 - 19h46 | Atulizado em 26 Mai 2022 - 19h46
Na Rússia restaurantes do McDonald

Após a rede McDonald's anunciar o fechamento definitivo de suas 850 lojas na Rússia em 16 de maio de 2022. Rede de Fast food vai continuar remunerando seus funcionários tanto no país quanto na Ucrânia. Hoje foi anunciado que a rede reabrirá no país. O que se sabe até agora, é que hoje começou ser desmontados a rede.

A decisão do fechamento das lojas é uma resposta à invasão russa na Ucrânia. Segundo o comunicado divulgado pela empresa, "a crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia e o ambiente operacional imprevisível resultante levaram o McDonald's a concluir que continuar com a propriedade do negócio na Rússia não é mais sustentável, nem é conforme os valores do McDonald's".

LEIA MAIS

Para quem não lembra no dia 14 de março de 2022 foi o último dia de funcionamento da rede no país. Chegando a causar tristeza aos clientes.

Stepan Grountov e Stanislav Logvinov, dois estudantes de uma universidade:
"É muito triste, mas qual é a relação entre o McDonald's (e o conflito na Ucrânia)?", pergunta Stepan, um bielorrusso de 17 anos. Para ele, o fechamento deste lugar onde "todo mundo vai como uma festa" é "uma tragédia".

O France Presse ouviu Lena Sidorova, uma estudante de dança de 18 anos que disse: "Não com muita frequência, mas uma vez por mês, para não quebrar minha dieta com muita frequência", sorri Lena, antes de dizer que ficou "triste" ao saber do fechamento de seu "paraíso da comida ruim".
"Espero que seja uma medida temporária", acrescentou a jovem, para quem as sanções "não são culpa da Rússia, mas do Ocidente".


McDonald's começam a ser desmontados nos arredores de Moscou, Rússia. (Foto destaque: Reprodução/leve Sergeev/Reuters)


O primeiro restaurante do McDonald's na Rússia abriu há 30 anos. A empresa empregava 62 mil pessoas, mas prometeu preservar os postos de trabalho. Elena Chilingarian, uma porta-voz do McDonald's, disse na semana passada que há planos de criar uma nova empresa de fast food, que, possivelmente, abrirá as portas ainda em junho deste ano.

A saída do grupo tem um grande peso simbólico e econômico porque o McDonald's foi uma das primeiras marcas ocidentais que se estabeleceu em Moscou, pouco antes da desintegração da União Soviética. Então a presença do McDonald's na Rússia acabou se tornando uma espécie de símbolo do fim da Guerra Fria.

Vale lembrar que  McDonald's não foi a única empresa a anunciar a interrupção das atividades na Rússia, a Coca-Cola e a rede de café Starbucks também  paralisou as suas operações

 

Foto destaque: Reprodução/Tatyana Makeyeva/Reuters

Mais Lidas