Nasa comemora caminhada espacial após oito meses. A agência espacial norte-americana divulgou esta semana, a primeira de muitas caminhadas espaciais até o fim de 2022. Os calouros John Cassada e Frank Rubio movimentaram a Estação Espacial Internacional (EEI).
John e Frank começaram o passeio na manhã do dia 15 de novembro às 11h14, pelo horário de Brasília, tudo foi transmitido ao vivo no site da Nasa. O evento durou 7 horas e 11 minutos, a dupla de astronautas concluiu a manutenção e as atualizações necessárias na EEI. Foi a primeira caminhada espacial de John e Frank.
Cassada foi identificado como tripulante extraveicular 1, vestindo o traje especial com listra vermelha e Rubio como tripulante extraveicular 2, sem marcas em suas vestes. Uma das missões era a instalação do hardware entregue com segurança à estação espacial em 9 de novembro pela pela espaçonave Cygnus da Northrop Grumman.
Another spacewalk is in the books!@NASA_Astronauts Frank Rubio and Josh Cassada have successfully returned to the @Space_Station after a 7 hour and 11 minute spacewalk. The astronaut duo completed maintenance and updates needed on the ISS. Learn more: https://t.co/sq8PzuEY6h pic.twitter.com/DN463RpfZg
— NASA (@NASA) November 15, 2022
Astronautas fazem caminhada espacial pela primeira vez. (Reprodução/Twitter)
Esse hardware permite a instalação de outros painéis solares de lançamento denominados iROSAs, sua função é aumentar a potência de estação espacial. Os primeiros painéis solares de implantação já instalados foram colocados fora da estação em junho do ano passado. O objetivo é atingir o total de seis iROSAs, cujo a capacidade da união das instalações aumenta a geração de energia da estação espacial em mais de 30%.
Outras duas caminhadas espaciais estão marcadas para os dias 28 de novembro e 1 dezembro para a instalação de outro par de painéis solares. A chegada dos painéis solares está prevista para a próxima missão de reabastecimento comercial SpaceX Dragon, com o lançamento esperado na segunda-feira, 21.
As caminhadas especiais configuram a rotina da tripulação da estação espacial, uma vez que são para atualização e permanência do antigo laboratório orbital. Contudo, a caminhada desta semana é a primeira desde março. A agência norte-americana interrompeu as caminhadas após um dos astronautas da Agência Espacial Europeia, Matthias Maurer, terminar a caminhada com água no capacete.
Funcionários da Nasa aprovaram o retorno das caminhadas depois da conclusão da revisão em outubro.
Foto destaque: Nasa volta a realizar caminhadas espaciais. Reprodução/Twitter.