Tech

Nasa planeja enviar nomes de pessoas em pendrive à Lua em missão aeroespacial

13 Mar 2022 - 14h05 | Atulizado em 13 Mar 2022 - 14h05
Nasa planeja enviar nomes de pessoas em pendrive à Lua em missão aeroespacial

A Nasa, agência especial americana, está coletando nomes de pessoas de todo o mundo para colocar em um pendrive e enviar para a Lua na espaçonave Orion, programada para ser lançada ainda este ano.

A iniciativa é parte da missão Artemis I, a qual não será tripulada e representa o estágio inicial para, eventualmente, enviar astronautas à Lua. Segundo a porta-voz da Nasa, Kathryn Hambleton, não é cobrado nenhuma taxa para adicionar o nome dos cidadãos no pendrive e, posteriormente, enviá-lo à missão na espaçonave.


Aeronave espacial da missão Artemis I (Foto: Reprodução/Nasa)


“Esperamos que esta seja uma maneira de animar as pessoas e trazê-las e inspirar a próxima geração, a geração Artemis. Nesta missão em particular, a unidade flash precisa ser colocada na espaçonave cerca de um mês antes da data de lançamento, o que determinará por quanto tempo a NASA aceitará envios, disse ela. Uma data de lançamento não foi anunciada, mas a agência espacial está planejando uma data em maio ou junho”, disse ela.

Mais detalhes sobre a data de lançamento da nave devem ser anunciados na mídia estadunidense muito em breve.

Desde a abertura das inscrições no início deste mês, a NASA já recebeu mais de um milhão de nomes, de acordo com Hambleton.

“Esperamos manter esse ímpeto de pouco mais de uma semana atrás … para reunir muitos outros nomes e gerar mais entusiasmo de pessoas xao redor do mundo que vão pedalar virtualmente”, conclui.

 

Foto de destaque: logo da Nasa. Reprodução/Nasa.