Beleza

Natura assina acordo de fornecimento de matéria-prima proveniente da Amazônia Colombiana

16 Mai 2022 - 12h03 | Atulizado em 16 Mai 2022 - 12h03
Natura assina acordo de fornecimento de matéria-prima proveniente da Amazônia Colombiana

A Natura, multinacional brasileira de higiene e cosméticos, assinou contrato de cooperação para fornecimento de matérias-primas proveniente da Amazônia Colombiana. A iniciativa prevê fornecimento de manteiga de Cupuaçu.

A parceria foi firmada entre a Natura, o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, a cooperativa Agrosolidaria, a Associação Cupuaçú de Belém de los Andaquíes e o Instituto Amazónico de Investigaciones Científicas Sinchi. O acordo determina que o ativo deverá ser fornecido por um período de três anos, podendo ou não ser prorrogado.

“Compramos 500 quilos de manteiga de cupuaçu. Assinamos um contrato renovável de três anos garantindo pelo menos cinco toneladas de compra de ativos até 2025 e este projeto beneficia 68 famílias, das quais 27 moram em Caquetá. Cerca de 280 hectares da área estão protegidos”, informou Alexandre Lemos, gerente geral da Natura Cosméticos na Colômbia, ao Portafolio.


Assinatura do contrato para fornecimento de manteiga de cupuaçu (Foto: Reprodução/Logweb)


 O cupuaçu é muito utilizado na indústria de cosméticos por apresentar uma variedade de benefícios para a pele e cabelos. A propriedade que mais se destaca na manteiga de cupuaçu é a presença de ácidos graxos (ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oleico). Além disso, o fruto também é rico em vitaminas A, B1, B2 e C. A manteiga de cupuaçu pode ser usada na pele, cabelos, lábios e unhas. Ela contribui ainda, para a absorção e retenção de líquidos pela pele, proporcionando equilíbrio hídrico e hidratação profunda da cútis.

O mercado colombiano é de suma importância para a marca, pois ocupa o segundo lugar na América do Sul. O início de fornecimento de insumos naturais orgânicos na Colômbia foi em 2019. De acordo com o gerente geral da Natura essa parceria representa uma evolução para a marca.

“Damos um passo adiante ao iniciar novas possibilidades na região da Pan-Amazônica, começando na Colômbia. Temos o compromisso de preservar o conhecimento tradicional, gerando benefícios para as comunidades e cuidando do meio ambiente”, afirmou.

Além disso, a Natura desde o ano 2000, se compromete a desenvolver alternativas sustentáveis, o que fortalece as parcerias que visam a conservação do meio ambiente. Entre as empresas de beleza, a Natura é reconhecida pelo maior índice de sustentabilidade do mundo. Portanto, esse reconhecimento fortalece, ainda mais, as parcerias com fornecedores e garante um relacionamento longo prazo.

Foto destaque: Produtos natura compostos por cupuaçu. Reprodução/Abisa

 

Mais Lidas