Ontem, dia 26 de abril é comemorado no Brasil o Dia do Goleiro; isto que é uma homenagem ao aniversário do lendário Manga, ex-Botafogo, Internacional e Seleção Brasileira. E pouco tempo atrás, a renomada revista francesa France Football elegeu os 10 maiores goleiros da história, porém nessa eleição não foram incluídos nenhum goleiro brasileiro, nada de Manga, Taffarel, Marcos, Gilmar ou qualquer outro arqueiro canarinho na lista.
O top-10 foi encabeçado pela lenda russa Lev Yashin, que era apelidado de “Aranha Negra”; o goleiro atuou em toda sua carreira apenas pelo Dínamo de Moscou, e atou em quatro Copas do Mundo (58, 62, 66 e 70) e até hoje é único goleiro a conquistar a Bola de Ouro (1963).
Outras lendas que constam na lista foram: Gordon Banks, a lenda inglesa que participou da única conquista de seu país na Copa do Mundo de 1966; Dino Zoff, ídolo da Juventus e que entrou para a história como o jogador de futebol mais velho a ser campeão de uma Copa do Mundo, feito acontecido em 1982.
O lendário goleiro inglês Gordon Banks (Foto-Reprodução/Getty Images)
Arqueiros recentes, mas que já se aposentam que aparecem na lista foram: Iker Casillas, um dos maiores ídolos na história do Real Madrid e capitão do único título mundial da seleção da Espanha; Peter Schmeichel, ídolo do Manchester United e maior guarda redes da história da Dinamarca aonde participou da maior conquista de seu país, a Eurocopa de 1992; e Edwin van der Sar um dos maiores ídolos na história do Ajax e do Manchester é considerado o maior goleiro da história da Holanda.
O golerio espanhol e ídolo do Real Madrid, Iker Casillas (Foto-Reprodução/Getty Images)
Na lista só aparecem apenas dois goleiros que ainda estão em atividade, sendo eles: o alemão e campeão mundial Manuel Neuer ídolo do Bayer de Munique; e o veteraníssimo e também campeão mundial, o italiano Gianluigi Buffon, ídolo da Juventus e que hoje atua na equipe do Parma, que está atualmente na segundona italiana.
O goleiro alemão e ídolo do Bayer de Munique, Manuel Neuer (Foto-Reprodução/Getty Images)
Os 10 maiores goleiros da história, segundo a revista France Football:
- Lev Yashin (Rússia)
- Gordon Banks (Inglaterra)
- Dino Zoff (Itália)
- Gianluigi Buffon (Itália)
- Manuel Neuer (Alemanha)
- Peter Schmeichel (Dinamarca)
- Sepp Maier (Alemanha)
- Iker Casillas (Espanha)
- Edwin van der Sar (Holanda)
- Peter Shilton (Inglaterra)
Foto destaque o lendário goleiro russo Lev Yashin, considerado o maior goleiro da história do futebol (Foto-Reprodução/Getty Images)