Esportes

O “Dinizismo” encontra seu auge no Fluminense

13 Jul 2022 - 20h09 | Atulizado em 13 Jul 2022 - 20h09
O “Dinizismo” encontra seu auge no Fluminense

Com a sequência de seis vitorias consecutivas o time de Fernando Diniz comandou o Fluminense para uma crescente que até Neymar se rendeu ao “Dinizismo”. Não seria qualquer treinador que veria suas ideias de jogo e forma de trabalho se transformarem em substantivo.

Além de ser usado muito por seus defensores, o termo também é usado para rebaixar o trabalho de Fernando Diniz, pois ninguém se mantem neutro quando essa delicada questão futebolística se manifesta. Porem, mesmo os descreditados em relação a condução das equipes e ideias do técnico devem admitir que no Fluminense de 2022 o “Dinizismo” encontrou seu auge.


Diniz agradecendo a trocida tricolor. (Reprodução/ Fluminense FC)


Um aspecto importante para a fluidez do trabalho de Diniz vem antes mesmo da chegada do técnico, e tem a ver com outro colega de profissão, ao conquistar o titulo carioca sob o comando de Abel Braga, e justamente contra o Flamengo, os tricolores livraram-se de grande parte da angustia em relação ao jejum de taças, deixando mais tranquilo o caminho de Fernando Diniz.

O fator fundamental para o trabalho promissor, no entanto, talvez esteja na própria identidade do Fluminense, a cada temporada surgem talentos forjados em Xerém. Encurtar espaços, transformar posse em situação de gol, jogar de forma aproximada, tudo isso acontecendo com a maior naturalidade por quem tem uma boa relação com a bola. Nos trabalhos anteriores, um dos principais erros de Diniz foi tentar implementar o mesmo jogo com elencos com diferentes características.

Por estes e outros fatores, a reestruturação do próprio clube que a torcida aparenta abraçar, o fluminense vive uma atmosfera totalmente positiva. Sendo o resultado do bom trabalho de Diniz no clube. Nos dezoito jogos no comando do clube, são doze vitorias, três empates e três derrotas. O sucesso do “Dinizismo” saiu até do âmbito tricolor, com o Neymar rasgando elogios a Fernando Diniz.


Comentario de Neymar sobre trabalho de Fernando Diniz. (Reprodução/ Twitter)


As falhas anteriores desse estilo de jogo sempre se evidenciaram quando não eram adaptadas por seus elencos. Enquanto esse conceito não for ratificado com títulos, sempre existirá uma dúvida por sua eficácia. Hoje o Flu de Diniz, busca sacramentar essa ideia de jogo e validar todos os esforços do treinador.

 

Foto Destaque: Ferrnando Diniz comemorando a sexta vitoria seguida no Fluminense. Reprodução/ Fluminense FC