Saúde e Bem Estar

OMS anuncia “mpox” como novo nome para a varíola dos macacos

29 Nov 2022 - 11h05 | Atulizado em 29 Nov 2022 - 11h05
OMS anuncia “mpox” como novo nome para a varíola dos macacos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, na última segunda-feira (28), que a partir de agora um novo nome será usado para substituir os nomes da doença (monkeypox, em inglês e varíola dos macacos, em português).

O objetivo da mudança é que dentro de um ano os termos associados à doença caiam em desuso, em forma de combate ao modo como "varíola dos macacos" e "monkeypox" estavam circulando nas redes sociais. A decisão foi determinada pelo Órgão após reivindicações, solicitadas em reuniões, que foram feitas por países e cidadãos. A popularização demonstrava preocupação devido à instrumentalização do termo de forma racista e pejorativa.

Durante a reunião, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, pontuou que o novo termo será mantido como período de transição durante um ano. O prazo serve para não causar alarmes desnecessários na sociedade. Afirma a necessidade das pessoas compreenderem do que se trata a doença.


Tedros Adhanom, Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)


"A questão do uso do novo nome em diferentes idiomas foi amplamente discutida. O termo preferido mpox pode ser usado em outros idiomas. Se surgirem problemas de nomenclatura adicionais, eles serão resolvidos por meio do mesmo mecanismo. As traduções são geralmente discutidas em colaboração formal com as autoridades governamentais relevantes e as sociedades científicas relacionadas”, afirmou o Órgão.

A escolha do novo nome para se referir à doença passou por pesquisas com especialistas, autoridades governamentais e pelo público em geral. Denominado como "mpox", o termo será incluído nos registros virtuais da Classificação Internacional de Doenças (CID) ainda este ano, afirma Adhanom.

“A questão do uso do novo nome em diferentes idiomas foi amplamente discutida. O termo preferido mpox pode ser usado em outros idiomas. Se surgirem problemas de nomenclatura adicionais, eles serão resolvidos por meio do mesmo mecanismo. As traduções são geralmente discutidas em colaboração formal com as autoridades governamentais relevantes e as sociedades científicas relacionadas”, informou a OMS.

Foto Destaque: OMS anuncia novo nome para a varíola dos macacos: “Mpox”. Reprodução/Agência Brasil