Saúde e Bem Estar

Oito chás que amenizam alergias e descongestionam o nariz

13 Jun 2023 - 16h18 | Atulizado em 13 Jun 2023 - 16h18
Oito chás que amenizam alergias e descongestionam o nariz

O tempo esfria, o corpo resfria. Todo ano, no início do inverno, os problemas respiratórios e alérgicos aumentam nesse período: resfriado, gripe, sinusite ou rinite. As crianças são as que mais sofrem com os incômodos do nariz entupido.

A medicina natural vem ganhando força e adeptos pela cura através de chás. Alguns já muito conhecidos e usados com a finalidade de desentupir o nariz, como gengibre e alho ou o chá de hortelã-pimenta. Esses ingredientes possuem substâncias com propriedades descongestionantes, anti-inflamatórias e antioxidantes. Ajudam na remoção do muco e das secreções, além de aliviar a inflamação das vias respiratórias.  

Há uma variedade de ervas com múltiplos benefícios, aqui uma lista de oito chás que agem como descongestionante nasal:


 

Ervas (Foto Reprodução/Pixabay)


O chá de gengibre e alho tem propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias, e contém substâncias que ajudam no combate dos problemas causados pelo quadro alérgico.

O chá de hortelã-pimenta é rico em mentol, óleo essencial que ajuda a desobstruir as vias respiratórias.  

O chá verde  (Camellia sinensis), com propriedades antioxidantes, reduz o estresse oxidativo causado pelos radicais livres nas células, além de melhorar a ação do sistema imunológico. Auxilia o corpo no combate de infecções como o resfriado.

O chá de alteia possui propriedades descongestionantes, expectorantes, anti-inflamatórias e emolientes, ajuda a desinflamar os vasos sanguíneos.

O chá de açafrão da terra (cúrcuma), é rico em curcumina, que é uma substância com propriedade anti-inflamatória potente. Ela ameniza os sintomas da inflamação, podendo aliviar a dor de pressão no rosto. Atenuando, inclusive, o mal-estar geral causado pela sinusite.

O chá de endro (Aneethun graveolens), é um excelente remédio caseiro com propriedades expectorantes, auxiliando na retirada do muco e das secreções.

O chá de tomilho mais um ótimo tratamento natural para alívio do nariz entupido. Ele é rico em substâncias anti-inflamatórias e antissépticas. Sua ação expectorante, antibacteriana e antiviral ajuda eliminar as secreções nasais, bem como, a infecção causadora desse mal.

O chá de urtiga (Urtica dioica), facilita o bloqueio dos efeitos da histamina no corpo, cuja substância é responsável reação inflamatória nos casos de alergia. Para casos de rinite alérgica, é recomendado tomar durante todo o dia.

Chás, em sua maioria, trazem benefícios, o hepatologista Raimundo Paraná, membro da “Sociedade Brasileira de Hepatologia”, tem realizado pesquisas sobre hepatotoxicidade. De acordo com seus estudos, os chás e as ervas são usados há muito tempo, desde a década de 70 era falado sobre a toxicidade por conta de chás, e que essa prática do uso vem crescendo ao longo dos anos. Preocupado com o uso exagerado, o hepatologista disse:

O chá-verde, por exemplo, tem uma substância chamada catequina. Se ela for concentrada, ela causa um dano. Ela causa a morte das células do fígado. Quando você toma um chá-verde com água pode não ter problemas, agora se for em cápsula pode ter muito mais conteúdo, mil vezes mais catequina, a depender de como ela foi manipulada e como ela foi colocada naquela cápsula.”


 

Tomando chá (Foto Reprodução/Pixabay)


Chá traz bem-estar e benefícios se ingerido de forma adequada e sem exageros. Duas xícaras ao dia é o recomendado para que se aproveite todas as propriedades das ervas, sem que ele seja prejudicial à saúde.


Foto em Destaque Chá Reprodução/Pixabay