Na noite desta sexta-feira (29), as escolas vencedoras dos grupos Especial e de Acesso voltam ao Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, para o Desfile das Campeãs do carnaval 2022. O evento começará às 21h30, e os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do local.
Ao todo, oito escolas participam do desfile. Cinco do Grupo Especial, duas do Acesso I e uma do Acesso II. O evento começa com o desfile da primeira colocada do grupo de Acesso II, Nenê de Vila Matilde. Será encerrado na madrugada de sábado (30) pela campeã do grupo Especial, Mancha Verde.
LEIA MAIS
Os ingressos custam a partir de R$ 70 e estão disponíveis: arquibancada, camarote, mesas e cadeiras de pista em todos os setores. É obrigatório apresentar um comprovante de vacinação contra a Covid-19 com pelo menos duas doses para a entrada no sambódromo. Crianças menores de 6 anos não podem entrar, mesmo acompanhadas dos responsáveis.
Mais informações
Confira a ordem dos desfiles e informações sobre as escolas e seus enredos.
21h30 - Nenê de Vila Matilde
A campeã do grupo de acesso II, Nenê de Vila Matilde, abre o desfilo com o enredo “Narciso Negro”. A escola retorna ao Acesso I em 2023.
Porta bandeira da escola Nenê de Vila Matilde Reprodução/SASP
22h20 - Independente Tricolor
Em seguida, a Independente Tricolor leva para a avenida os costumes do povo brasileiro com o enredo “Brava Gente É Hora de Acordar”. A letra é de autoria do intérprete oficial da agremiação tricolor, Rafael Pínah.
23h10 - Estrela do Terceiro Milênio
A campeã do Acesso I desfila com o enredo "Ô abre alas que elas vão passar", uma homenagem a todas as mulheres da história do samba.
00h - Mocidade Alegre
A Mocidade Alegre entra mais uma vez no Sambódromo com o enredo “Quelémentina, Cadê Você?”, que celebra a história da cantora brasileira Clementina de Jesus. A escola explora a figura da cantora "reverenciando de joelhos a figura de uma mulher que é a cara do Brasil".
Desfile da escola Mocidade Alegre, segunda colocada do Carnaval 2022 Reprodução/Fábio Tito
01h - Unidos de Vila Maria
Em seguida, a Unidos de Vila Maria leva para a avenida o enredo "O Mundo Precisa de Cada Um de Nós. A Vila é Porta-voz”, falando de amor, fé e fraternidade. Segundo a escola, "nasce com a pandemia a necessidade de analisar e repensar a vida ao longo dos anos, fazendo assim uma viagem até os dias de hoje".
02h - Tom Maior
Neste ano, a escola adaptou a história do "Pequeno Príncipe", do escritor Antoine de Saint-Exupéry, para o Nordeste brasileiro. Inspirado na obra cordelista de Josué Limeira e Vladimir Barros ("O Pequeno Príncipe em Cordel"), o enredo é uma adaptação de Judson Sales e Flávio Campello.
03h - Império de Casa Verde
A escola desfila com o samba-enredo "O Poder da Comunicação - Império, o Mensageiro das Emoções", assinado pelos carnavalescos Leandro Barbosa e Mauro Quintaes. O enredo abordou desde os primórdios da comunicação até a era digital, com uma homenagem ao influenciador digital Carlinhos Maia.
Porta bandeira da escola Império de Casa Verde, terceira colocada do Carnaval 2022 Reprodução/Portal Carnaval
04h - Mancha Verde
O desfile encerra com a campeã do carnaval 2022 de São Paulo deste ano, Mancha Verde. A Mancha garantiu o bicampeonato com o enredo “Planeta Água”, refletindo sobre a importância da preservação e valorização da água não apenas para a natureza, como também para rituais de várias religiões.
Foto em destaque: Desfile da escola Mancha Verde Reprodução Wilson Rogerio