Saúde e Bem Estar

Ômicron: Anvisa solicita a restrição da entrada de viajantes da África devido a variante

28 Nov 2021 - 11h20 | Atulizado em 28 Nov 2021 - 11h20
Ômicron: Anvisa solicita a restrição da entrada de viajantes da África devido a variante

No último sábado(27) a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fez um comunicado técnico para ampliar as restrições sugeridas pelo governo brasileiro diante da Ômicron, variante do coronavírus. A agência propõe a suspensão dos desembarques de voos que venham de Moçambique, Angola, Zâmbia e Malawi.


Anvisa solicitou no último sábado (27) que o governo aumentasse as medidas de prevenção contra a variante ômicron. Na segunda-feira(29) valerá a restrição para países da África(Foto: Reprodução/Rawpixel/Canaltech)


Seguindo a uma outra orientação da Anvisa, divulgada na última sexta-feira(26), o governo federal apresentou uma portaria, em que faz a proibição, temporária, de voos que vieram ou passaram nas últimas duas semanas, por outros seis países da África, como a África do Sul, onde foi identificada pela primeira vez a variante, Eswatini, Botsuana, Namíbia, Zimbábue e Lesoto.

É a partir da próxima segunda-feira(29) que essa restrição começa a valer. Os responsáveis pela assinatura da portaria foram Marcelo Queiroga (Saúde), Ciro Nogueira (Casa Civil), Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura).

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira já havia feito o anúncio em sua rede social, que o governo prosseguiria com a primeira recomendação da agência. "O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã (sábado) e deverá vigorar a partir de segunda-feira"


 


Antes de receber nome de ômicron, a nova variante do coronavírus foi nomeada com a abreviação B.1.1.529.

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Covid-19-Brasil-registra-303-obitos-pela-doenca-e-apresenta-estabilidade-na-media-movel

https://inmagazine.ig.com.br/post/Covid-19-6203-dos-brasileiros-estao-completamente-imunizados-contra-a-doenca

https://inmagazine.ig.com.br/post/Saiba-como-o-Metaverso-afetara-nossa-saude-mental

 

Cerca de 9 países já identificaram casos da variante ômicron, que é considerada uma variante de preocupação pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Os pesquisadores ainda não sabem sobre a eficácia das vacinas contra essa variante.

 

Foto destaque: Reprodução/Jörg Möller/Pixabay