Saúde e Bem Estar

Ômicron: nova variante do Coronavírus surgiu na Holanda antes da África do Sul anunciá-la à OMS

01 Dez 2021 - 16h52 | Atulizado em 01 Dez 2021 - 16h52
Ômicron: nova variante do Coronavírus surgiu na Holanda antes da África do Sul anunciá-la à OMS

A Holanda detectou a nova variante do Coronavírus, a Ômicron, em testes coletados nos dias 19 e 23 de novembro, datas anteriores ao anúncio da nova cepa pelo governo da África do Sul à Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 24 de novembro.

Segundo um depoimento veiculado na mídia pelas autoridades holandesas de saúde na terça-feira de ontem (30), a evidência demonstra que a nova linhagem do vírus chegou ao país europeu antes dos dois voos que trouxeram a cepa da África do Sul na semana passada.

“Encontramos a variante Ômicron do coronavírus em duas amostras de teste que foram coletadas em 19 e 23 de novembro”, informou o Instituto Nacional de Saúde Pública da Holanda (RIVM). “Não está claro ainda se essas pessoas visitaram o sul da África.”

Confira a rápida reportagem da CNN:



Consoante às informações cedidas pelo instituto, ao menos 14 outros indivíduos trouxeram a nova variante Ômicron em voos de Joanesburgo e da Cidade do Cabo que aterrissaram no aeroporto de Schiphol, na capital holandesa de Amsterdã, na data de 26 de novembro.

Com a epidemia do novo Coronavírus em ativa a cerca de dois anos, a descoberta da cepa Ômicron põe em dúvida a eficácia das vacinas já criadas e gera incerteza se a pandemia da Covid-19 irá se perdurar por mais tempo que as autoridades mundiais de saúde haviam especulado anteriormente.

No momento presente, as autoridades holandesas tentam contatar em torno de 5 mil outros passageiros que aterrissaram no país vindos de países do continente africano, como África do Sul, Moçambique, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Eswatini e Botswana.

https://inmagazine.ig.com.br/post/Omicron-Anvisa-solicita-a-restricao-da-entrada-de-viajantes-da-Africa-devido-a-variante

https://inmagazine.ig.com.br/post/Apesar-de-toda-ameaca-com-a-nova-variante-Omicron-rondando-o-planeta-Fiji-mantera-a-reabertura-de-sua-fronteira

https://inmagazine.ig.com.br/post/Reino-Unido-confirma-casos-da-variante-Omicron

Normais mais rígidas de enfrentamento à doença foram implantadas no país no último domingo, 28 de novembro, a fim de controlar os índices diários de infecção pelo vírus e aliviar a tensão a que os hospitais estão sujeitos.

 

Foto de destaque: Reprodução/Alexei Maridashvili