Mundo Animal

Orcas marinhas estão se alimentando de tubarões-brancos

01 Jul 2022 - 17h40 | Atulizado em 01 Jul 2022 - 17h40
Orcas marinhas estão se alimentando de tubarões-brancos

Em uma pesquisa realizada pela principal autora Alison Towner, da Dyer Island Conservation Trust, confirma que orcas estão caçando e comendo tubarões-brancos ao largo da costa, na região da África  do Sul. Cientistas estão preocupados com as consequências que podem sofrer com o equilíbrio ecológico.

"Inicialmente, após um ataque de orca em Gansbaai, grandes-tubarões-brancos não apareceram por semanas ou meses", explicou a cientista.


Carcaça de tubarão-branco em praia sul-africana (Foto: Reprodução/Facebook/Marine Dynamics)


As orcas são os maiores membros da família de golfinhos, podem pesar até 33 toneladas e medir aproximadamente 9 metros de comprimento, se alimentam de peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo. São denominadas como “baleias-assassinas", que segundo uma organização a Whale and Dolphin Conservation, antigos marinheiros viram um grupo de orcas atacando espécies maiores de baleias.

Os tubarões-brancos pesam 2,4 de toneladas e medem aproximadamente 7 metros, pertencem à família da cadeia trófica marinha. Se alimentam de peixes, raias, tartarugas, polvos, crustáceos, golfinhos, leões marinhos e focas, optando sempre por presas com alto teor de gordura. O olfato e a audição são capazes de detectar presas doentes ou feridas a longa distância.

No ano de 2017, foram encontrados oito tubarões-brancos mortos com aparente marca de mordida feita por orcas. Tiveram seus fígados e corações arrancados. Se sabe que foi feito por um par de orcas, pelo fato de apresentarem antigas feridas e cicatrizes indicando uma batalha feroz entre eles.  Ainda é provável que os animais tenham matado mais tubarões, foram encontradas outras carcaças à deriva no mar.   

Essa descoberta afirma que com as orcas por perto, os tubarões estão decidindo se mudar para espaços livres, assim afetando todo um ecossistema. O número de tubarões em mar aberto caiu 70% nos últimos 50 anos.

 

Foto de Destaque: Orca (Foto: Reprodução/Pixabay)