Saúde e Bem Estar

Os oito benefícios da banana: fruta é boa para a pele e ajuda no sono

11 Fev 2022 - 11h26 | Atulizado em 11 Fev 2022 - 11h26
Os oito benefícios da banana: fruta é boa para a pele e ajuda no sono

São muitos os benefícios oferecidos pela banana para a saúde. Por ser rica em carboidrato e potássio, fornece energia ao organismo e ajuda no funcionamento muscular. Talvez você não saiba, mas o alimento também auxilia na produção de serotonina, um hormônio importante para regular o humor, o sono, e até mesmo as funções cognitivas do corpo.

A fruta é a mais produzida no mundo e a segunda mais consumida. O Brasil é o quarto maior produtor mundial da banana, que pode ser facilmente encontrada em todo o território nacional a preços acessíveis — mais uma de suas vantagens. Confira a seguir oito benefícios da banana.

1. Banana solta ou prende o intestino?

Nem prende, nem solta. De acordo com a nutricionista comportamental Laísa Ramos, tudo vai depender da escolha da banana a ser consumida. A banana prata não é indicada para quem tem prisão de ventre, já que pode apresentar um efeito constipante. Nesse caso, a orientação é optar pela banana d’agua.

2. Banana ajuda a produzir massa magra

Tudo vai depender da quantidade consumida, mas o alto índice glicêmico é ótimo para a produção de massa magra e funciona bem como pré-treino. “É interessante comer com uma fibra como aveia ou chia, para que sua quantidade de carboidratos não interfira no plano alimentar”, esclarece a nutricionista.

Em relação às dúvidas sobre as calorias da banana, a profissional esclarece que a fruta está longe de ser uma vilã. “Muita gente coloca um peso sobre esse alimento, mas não existe nenhum alimento que engorde ou emagreça isoladamente. Tudo vai depender da quantidade de consumo, contexto e até horários. É uma fruta que tem propriedades muito positivas para o organismo. Só é preciso ter cuidado para não exagerar”, orienta.

3. Comer banana ajuda a liberar o “hormônio da felicidade”

A banana tem triptofano, um aminoácido essencial que auxilia na produção de serotonina. Por isso, a banana traz benefícios para questões emocionais e intelectuais, melhorando o humor, regulando o sono e a temperatura corporal.

4. Banana faz bem para a pele

O potássio, a alta quantidade de fibras e vitamina B6 encontrados na casca de banana ajudam a hidratar e a diminuir manchas na pele. A casca também pode ser usada para esfoliações caseiras ou como composto em cosméticos naturais.


Conheça 5 motivos para comer uma banana antes de ir dormir - Potássio

(Foto: Reprodução/ Pinterest)


5. Banana faz bem para as articulações

Por causa do potássio, a banana é boa para as articulações, evitando câimbras e ajudando a melhorar o funcionamento do metabolismo de todo o organismo.

6. Quantas bananas posso comer por dia?

Comer mais de uma banana por dia é saudável. Para Laísa Ramos, em geral, um adulto, com altura mediana, pode comer 3 a 4 bananas por dia, “mas ainda assim vai depender da forma de consumo”, alerta. A banana também é fonte de vitaminas A, C e do complexo B.

7. Biomassa de banana ajuda a controlar glicemia e colesterol

A biomassa de banana, feita a partir da polpa da banana verde, é fonte de fibras e diminui o índice glicêmico da refeição. É recomendado consumir de 1 a 2 colheres de sopa por dia para ajudar a controlar a glicemia e o colesterol. Pode ser usada em receitas de bolos, pães, hambúrguer, vitaminas, entre outros.

8. Banana da terra não faz mal, mas é melhor evitar o consumo in natura

A banana da terra tem o índice glicêmico mais alto que as demais. Esse fator pode causar dor de cabeça em quem a consome crua, por isso, é mais comum comer a banana da terra frita, cozida ou assada. Além disso, pela quantidade de cica, ela pode causar diarréia ou outro tipo de mal estar.

Foto destaque: Reprodução/Pinterest

Mais Lidas