Esportes

Óscar Tabárez é demitido da seleção uruguaia após 15 anos

19 Nov 2021 - 22h26 | Atulizado em 19 Nov 2021 - 22h26
Óscar Tabárez é demitido da seleção uruguaia após 15 anos

O treinador Óscar Tabárez, 74 anos, foi demitido da Associação Uruguaia de Futebol após sequência de 4 derrotas que deixaram a seleção na sétima colocação das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar. O longevo técnico esteve no comando da seleção celeste por 15 anos ininterruptos, desde 2006. Além dele, toda a comissão técnica também foi desligada. A imprensa uruguaia aponta o técnico do Internacional, Diego Aguirre, como possível sucessor de Tabárez. No entanto, o clube afirma não temer sua saída.

Tabárez era questionado desde o início irregular das Eliminatórias e das derrotas para Argentina e Brasil, com amplo domínio dos adversários, 3 a 0 e 4 a 1, respectivamente. Apesar disso, ele seguiu no cargo e teve apoio de líderes da seleção, como o atacante Luís Suárez e o atacante José Gimenez. Porém, o técnico não resistiu às derrotas subsequentes para, novamente, Argentina por 1 a 0, e para Bolívia por, mais uma goleada, 3 a 0.



Com Tabárez, o Uruguai esteve presente em todas as Copas do Mundo no período, chegando à semifinal da edição de 2010, na África do Sul. Além disso, conquistou o título da Copa América de 2011, na Argentina. Em comunicado, a AUF declarou que:

“Expressamos enfaticamente que esta decisão não implica desconhecer a importante contribuição de Tabárez ao futebol uruguaio”.

“Cumprimentamos e reconhecemos as fundamentais conquistas esportivas obtidas nestes 15 anos, que colocaram o Uruguai novamente nos primeiros lugares do futebol mundial” – continua a AUF em comunicado.

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Estados-Unidos-nao-descartam-boicote-diplomatico-aos-Jogos-Olimpicos-de-inverno-em-Pequim

https://inmagazine.ig.com.br/post/Jogadoras-de-futebol-afegas-foram-levadas-para-Inglaterra-com-ajuda-de-Kim-Kardashian

https://inmagazine.ig.com.br/post/Treinador-do-PSG-diz-que-treinar-os-melhores-jogadores-do-mundo-nao-e-facil

“El Maestro”, como era conhecido Tabárez, é recordista em número de vezes que o mesmo técnico comandou uma seleção em Copas do Mundo. Ele esteve nas Copas de 1990, 2010, 2014 e 2018. Seus números à frente da celeste acumulam 226 partidas, sendo 109 triunfos, 60 derrotas e 57 empates.

Foto destaque: Tabárez comandando treino da celeste. Foto: Reuters/Diego Vara

Mais Lidas