Notícias

PT E PSB declaram apoio à reeleição de Arthur Lira

29 Nov 2022 - 14h44 | Atulizado em 29 Nov 2022 - 14h44
PT E PSB declaram apoio à reeleição de Arthur Lira

Nesta terça-feira (29), às 16h (de Brasília), os partidos do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin declararão apoio à reeleição do presidente da câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Com 94 deputados da casa em seu favor, Lira já está praticamente reeleito. O presidente da câmara, eleito com o apoio de Bolsonaro e foi o principal articulador do orçamento secreto, deve unir bolsonaristas e petistas na votação de logo mais. Vale lembrar que Lira parabenizou Lula logo após sua reeleição para a presidência da república. Vale lembrar também que o PT apoiou a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) contra Lira.

Mas, porque então, o PT está apoiando a reeleição de Lira?

Com a manutenção de Lira na câmara, os petistas têm a oportunidade de garantir um início de mandato consideravelmente mais tranquilo para Lula em relação ao que foi para Dilma na ocasião passada em que o partido deu apoio ao deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) contra Eduardo Cunha (que era então do MDB-RJ). Cunha se elegeu e deu início a um processo de Golpe de Estado, que acabou por tirar a presidenta democraticamente eleita do cargo que lhe foi cedido pelo povo brasileiro através das eleições, e então foi colocado Michel Temer em seu lugar. O resto é história.  


PT apoiará reeleição de Arthur Lira para a presidência da câmara. (Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo)


Mantendo o congresso conservador, os petistas procuram não correr este risco e este embate com uma camada do congresso com amplo apoio. Além disso, é essencial também para o sucesso do processo da PEC de transição, urgente para que as promessas do governo Lula nas áreas sociais, como o Bolsa Família de R$ 600 com adicional de R$ 150 por criança com menos de seis anos, possam ser incluídos no plano de governo sem furar o teto de gastos.  

Foto Destaque: Com apoio de ambas as bases, Arthur Lira tem reeleição praticamente garantida. Elaine Menkel/Câmara dos Deputados.