Notícias

PT mantém apoio a Freixo, mas exclui Molon de palanques de Lula no Rio

05 Ago 2022 - 21h40 | Atulizado em 05 Ago 2022 - 21h40
PT mantém apoio a Freixo, mas exclui Molon de palanques de Lula no Rio

PT segue posição de Lula decide manter apoio a Freixo mesmo com candidatura de Molon. A executiva nacional do Partido dos Trabalhadores aprovou, em reunião no começo da tarde desta sexta-feira (5/8), a manutenção da aliança em torno da candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio de Janeiro, mesmo com a insistência do deputado Alessandro Molon (PSB) de concorrer ao Senado.

Freixo migrou do PSOL para o PSB, em uma costura de Lula, para ampliar sua base de apoios e poder concorrer ao governo do Rio de Janeiro. O apoio, no entanto, nunca foi bem digerido pelo PT fluminense, que aceitou a aliança com a promessa de que o candidato ao Senado na chapa seria o deputado estadual André Ceciliano.


Marcelo Freixo com o ex- presidente Lula (Reprodução: Site: Folha)


Dirigentes que vinham defendendo o rompimento mudaram de posição e agora dizem que não há como alterar o palanque no estado a menos de 60 dias da eleição. O acordo com Freixo no Rio foi costurado diretamente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O candidato a presidente petista influenciou na mudança de posição dos dirigentes. Os petistas vão enfatizar que o único candidato de Lula ao Senado é o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, e tentarão isolar Molon.

“A Comissão Executiva Nacional do PT confirma o apoio à chapa Marcelo Freixo (PSB) para governador e André Ceciliano (PT) para senador no Rio de Janeiro. Com Lula e Alckmin vamos juntos reconstruir nosso Brasil”, escreveu a presidente do PT, Gleisi Hoffman, em sua conta no Twitter.

Na disputa nacional, para a Presidência da República, além da federação formada por PT-PCdoB e PV, Lula conseguiu o apoio formal de PSB –do vice Geraldo Alckmin–, PSOL, Rede, Solidariedade e Avante –que tinha o deputado André Janones como candidato, mas que desistiu para apoiar o ex-presidente.

 

Foto destaque o deputado Marcelo Freixo conta com o apoio de Lula para desbancar o governador fluminense - (Reprodução: Imagem: Ricardo Stuckert)

Mais Lidas