Notícias

Padre Kelmon é desligado da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil

19 Dez 2022 - 20h30 | Atulizado em 19 Dez 2022 - 20h30
Padre Kelmon é desligado da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil

O ex-candidato pelo PTB à Presidência da República, Kelmon Luís Souza, mas conhecido como Padre Kelmon, foi desligado da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil. A informação foi divulgada pela instituição através de uma nota, publicada na última sexta-feira (16), em suas redes sociais, a nota estava assinada pelo arcebispo metropolitano no Peru e autoridade máxima da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru, Mor Francisco Ángel Ernesto Móran Vidal, e o Mons. Miguel Phellype Thiago Martins, vigário episcopal no Brasil.

“Decidimos cancelar a Provisão 0025/21 conferida ao Pe. Kelmon Luis da Silva. Também informamos que decidimos desencardinar (sic) do clero o Pe. Kelmon Luis da Silva e também o Pe. Lucas Soares Chagas. Dessa forma, os mesmos ficam proibidos de ministrar os sacramentos e de falar em nome da Igreja Ortodoxa Malankara Indiana”, dizia a nota da igreja.


Comunicado da Igreja. (Foto: Reprodução/Instagram)


Kelmon, também publicou, nesta segunda-feira (19), um comunicado oficial nas suas redes sociais, sobre a decisão da igreja. Em sua declaração, ele conta que pediu a “excardinação” que é o ato de liberação de padres ou diáconos.

Confira:

“Após deliberação entre o Padre Kelmon, eu (João Damasceno) e Padre Nildo (Pedro), decidimos pedir EXCARDINAÇÃO da Igreja Ortodoxa do Peru no Brasil. É importante salientar que não fomos desligados por decisão dos clérigos da referida igreja, mas nós que pedimos e assim foi concedida, somos, pois, muito gratos pelo tempo que passamos na Igreja do Peru e desejamos bençãos celestiais para todos as suas autoridades eclesiásticas. Decidimos pedir INCARDINAÇÃO na Igreja Ortodoxa Grega da América e Exterior, o que foi aprovado pelo seu Santo Sínodo. O Padre Kelmon está pois apto para celebrar os Santos Sacramentos e foi ELEITO BISPO para as missões no Brasil, dentro em breve ocorrerá sua Sagração.”

O Padre Kelmon, ficou bastante conhecido pelos brasileiros, após sua participação ao debate na TV Globo com os candidatos a vaga para presidente da república, Kelmon teve papel de destaque na ocasião, ao travar um embate com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, na ocorrência, ele preciso ser advertido por desrespeitar as regras do programa, em outro episódio ele foi chamado pela candidata Soraya Thronicke de “padre de festa junina”, além de ter sido flagrado trocando papéis com o atual presidente Jair Bolsonaro que buscava sua reeleição.

 

Foto Destaque: Padre Kelmon. Reprodução/Instagram