Esportes

Palmeiras vence o Santos e é campeão do Paulista feminino

21 Dez 2022 - 19h36 | Atulizado em 21 Dez 2022 - 19h36
Palmeiras vence o Santos e é campeão do Paulista feminino

O Palmeiras conquistou o título do Campeonato Paulista feminino ao vencer o Santos por 2 a 1, em jogo com recorde de público no Allianz Parque. Bia Zaneratto e Ary Borges fizeram os gols para o time campeão e Ketlen diminuiu o placar. O clube encerra a temporada com dois títulos em 2022, já que em outubro o Verdão também venceu a Copa Libertadores feminina.

O Verdão já tinha vencido o jogo de ida em Santo André por 1 a 0, com gol de Patrícia Sochor. E voltou a conquistar o título em grande estilo depois de 21 anos em jejum, reunindo 20.071 torcedores presentes e quebrando seu recorde de público em um jogo de futebol feminino. A marca anterior era de 11.450 pessoas, em um clássico contra o Corinthians.


Jogadoras do Palmeiras comemoram conquista do Campeonato Paulista Feminino (Foto: Reprodução/Instagram/@palmeirasfeminino)


A disputa foi acirrada e teve 3 gols anulados só no primeiro tempo. Aos 25 segundos, Júlia Bianchi recebeu um cruzamento rasteiro de Bia Zaneratto e marcou o primeiro gol do jogo, mas a arbitragem assinalou impedimento e anulou o lance. As Sereias da Vila reagiram e marcaram dois gols, que também foram anulados devido a posição irregular de Cristiane. 

No segundo tempo as equipes voltaram ao campo em um ritmo mais lento. Porém, aos 21 minutos, a camisa 10 do Verdão, Bia Zaneratto, arrancou pela direita, invadiu a área e driblou Tayla e marcou um golaço. Depois foi a vez de Ary Borges garantir o título para o Palmeiras. Em mais um ataque em velocidade, a meia marcou o segundo gol da equipe.

A torcida das Palestrinas já ecoava gritos de “é campeão” no Allianz Parque, quando aos 37 minutos, Ketlen completou cruzamento de cabeça e marcou um gol para as Sereias da Vila.

A equipe campeã do Campeonato Paulista Feminino ganha um prêmio de R$ 1 milhão, e a vice R$ 500 mil, maior premiação da história do futebol feminino no Brasil. Os valores tiveram um aumento de 1757% em relação à edição de 2021.

O Santos é o maior campeão paulista somando quatro taças, mas não ganha a competição desde 2018. Nos últimos três anos, o Corinthians foi campeão do Paulistão.

 

Foto Destaque: Jogadoras do Palmeiras se abraçando em campo. Reprodução/Instagram/@palmeiras/@palmeirasfeminino