Gastronomia

Pão de Queijo feito com inhame, o que era delicioso agora também é saudável

05 Dez 2021 - 11h40 | Atulizado em 05 Dez 2021 - 11h40
Pão de Queijo feito com inhame, o que era delicioso agora também é saudável

 

Todo mundo gosta de comer um bom pão de queijo, e nem precisa ser mineiro para dizer que é apaixonado pela iguaria afinal, o gosto e o desejo pela bolinha de queijo saborosa já é uma rotina no cafezinho do brasileiro. Até as grandes redes de hotéis mantem em seu banquete matinal o nosso querido pãozinho de queijo.

Agora você imagina se você pudesse unir a deliciosidade da iguaria com as propriedades saudáveis de um tubérculo que só trás benefícios para a nossa saúde, ao invés de produzir-lo do modo tradicional, isso tudo sem perder aquele sabor delicioso que todo pão de queijo tem.

Dessa vez o protagonista dessa história é o bom e velho inhame, é sim, aquele que toda mãe gosta de usar para fazer uma papinha que faz bem para a saúde do seu bebe, pode ter ele a idade que for, afinal, mamãe é mamãe. O nosso amigo também é conhecido como taro, taioba-de são-tomé, e o tradicional inhame-branco.

Ele é muito popular, extremamente nutritivo e consumido no mundo todo. Cultivado desde 50.000 a.c., na Ásia e na África, em tempos atuais é alimento que faz parte da dieta básica de muitos países da América do Sul. No Brasil, a região que mais produz o tubérculo é o nordeste, eles também são os maiores consumidores.


Fibras, carboidratos, betacaroteno, vitamina A, C, e do complexo B, alem de minerais como ferro, cálcio, fósforo e magnésio são alguns dos benefícios desse tubérculo que também ajuda melhorar o sistema imunilógico. (Foto: Reprodução/LarNatural). 


O inhame ajuda e melhora o funcionamento do sistema imunológico, aumenta a qualidade do sangue, é também uma alternativa nutritiva e menos calórica, por isso é uma ação de alimento para quem almeja perder peso. São também uma ótima fonte de fibras solúveis com carboidratos complexos. Tem vitamina A e betacaroteno, vitamina C, e ainda é rico nas vitaminas do complexo B. Sem esquecer dos minerais ferro, cálcio, potássio, cobre e magnésio.

Agora que a gente ja sabe de todos os benefícios que o inhame pode trazer para nossas vidas, é hora de mudar o rumo dessa prosa e falar das receitas que o inmagazine vai trazer pra vocês. 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Conheca-o-Surya-Restaurante-e-Club-um-conceito-inovador-no-coracao-de-Sao-Paulo

https://inmagazine.ig.com.br/post/O-casamento-que-e-uma-perfeita-tentacao-para-o-paladar-coxinha-de-brigadeiro-com-recheio-de-morango

https://inmagazine.ig.com.br/post/Restaurante-consegue-driblar-dificuldades-e-aumenta-as-vendas-do-delivery-na-pandemia


Nossa dica de hoje vem da Eco Caminhos, uma fazenda auto-sustentável que segue os princípios da permacultura, da bioconstrução, agrofloresta e energia renovável. Eles também são responsáveis por produzir uma série de receitas saudáveis e apetitosas. A receita do dia na verdade são duas,  a primeira é a do pão de queijo de inhame, a outra é de um inhame frito que pode ser uma opção mais saudável para os aficionados em batata frita, que nem eu.

Receitas:

Pão de Queijo de iInhame, para seu lanche. Ingredientes: 

Inhames à gosto

Meia xícara de chá de polvilho doce

3 colheres de sopa de azeite

1 colher de chá de sal

Meia xícara de chá de queijo minas padrão ralado/ temperos (opcional)

Modo de Preparo:

1- Preaqueça o forno A 200 graus celsius;

2- Lave descasque e corte os inhames em pedaços médios. Depois transfira-os até uma panela, cubra com água e leve para o fogo para cozinhar em fogo médio por aproximadamente 25 minutos, até ficarem macios;

3- Escorra a água, prepare uma tigela grande, e com os inhames ainda quentes, passe eles pelo espremedor, ou amasse os inhames à mão na tigela. 

4- Acrescente  o polvilho, o azeite, sal, o queijo ralado e os temperos de sua preferência e misture tudo com as mãos mesmo. O ponto ideal é quando a massa estiver lisa e escorrendo entre os dedos.

5- Enrole porções da massa em bolinhas e passe todas para uma assadeira grande onde seja possível ter espaço entre elas, levando em consideração o crescimento durante a assadura.

6- Leve-os ao forno que ja foi preaquecido, e deixe durante 30 minutos, quando crescerem e estiverem dourados, é só tirar do forno, reunir a família e os amigos à mesa e servir essa delicia.

Mais uma dica, você pode congelar seus pãezinhos se preferir e guarda-los para uma outra ocasião. E é muito simples:

1- Leve as bolinhas moldadas para o congelador. Quando estiverem bem firmes, coloque-as em um saco, pois assim o pães não grudam no outro.

2- Na hora de assar os congelados, preaqueça o forno a 180 graus celsius e depois tire as bolinhas direto do congelador para dentro do forno. Espere um pouco e sirva.

O pão de queijo dura 3 meses quando congelado.

 

Agora é hora da paixão nacional, a fritura, só que a dica dessa vez é com o saudável e nosso amigo inhame. Vamos lá, ingredientes:

Inhame à gosto

Sal e temperos à gosto

Óleo



Modo de preparo:

1- Descasque o inhame e corte enformas de canoas;

2- Cozinhe até o garfo entrar com facilidade no tubérculo;

3- Escorra a água e deixe ele ficar bem sequinho;

4- Frite em óleo quente até ele ficar bem douradinho.

Depois é só preparar um suco delicioso para acompanhar a iguaria, servir e se deliciar sozinho, com a família ou entre os amigos. 

Bom apetite, saudável. 

Foto destaque: Reprodução/Missfit.