Notícias

Papa Francisco é internado com infecção respiratória

29 Mar 2023 - 20h48 | Atulizado em 29 Mar 2023 - 20h48
Papa Francisco é internado com infecção respiratória

O Papa Francisco foi internado com infecção respiratória no hospital Agostino Gemelli, em Roma, nesta quarta-feira (29). 

Na manhã desta quarta ele esteve presente na audiência geral na Praça de São Pedro e apareceu no “papamóvel” sorrindo, apesar de cumprir normalmente sua agenda, os fotógrafos da agência de notícias AFP que estavam presentes no local afirmaram que ele parecia sentir fortes dores e se locomovia com dificuldades.


Papa Francisco hoje pela manhã (Foto: Reprodução/Vincenzo Pinto/AFP)


Segundo o Vaticano em um comunicado divulgado hoje, o Papa deverá ficar internado por vários dias e foi descartada a infecção por covid-19. 



Ele está internado no 10° andar na conhecida “área dos Papas” do Gemelli. Esta área foi arrumada para receber o então Papa João Paulo II e desde então foi conhecida como uma área reservada aos Papas, e agora vai receber novamente o Papa Francisco. 

O Papa argentino que comemorou 10 anos de pontificado em março deste ano já apresentou outros problemas de saúde ao longo do seu pontificado. Por conta de sofrer com fortes dores no joelho e uma dor ciática crônica, há alguns meses o argentino utiliza cadeira de rodas e bengala para ajudar em sua locomoção. Em 2021 o Papa ficou internado por dez dias após ser submetido a uma cirurgia no cólon. Depois dessa intervenção ele alegou ter ficado com sequelas o que fez com que ele desistisse de operar o joelho, cirurgia recomendada pelos médicos. 

Nos últimos dias o Papa já havia estampado o noticiário após ter sido vítima de uma notícia falsa. Sua imagem havia viralizado por conta de uma foto que circulava na internet na qual ele utilizava um volumoso casaco branco. Porém a imagem não era real, ela foi criada a partir de um programa de inteligência artificial, Midjourney. A foto foi postada pela primeira vez no fórum "r/midjourney" da rede social reddit, mas logo se espalhou nas redes sociais, em especial no twitter. 

 

Foto destaque: Papa Francisco. Reprodução/ Tiziana Fabi / AFP